Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30727
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MarianaBohmeSilva_tcc.pdf2,52 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Programa Nacional de Bioinsumos : história, situação atual e perspectivas futuras
Autor(es): Silva, Mariana Böhme
Orientador(es): Junqueira, Ana Maria Resende
Coorientador(es): Fidelis, Alessandro Cruvinel
Assunto: Agricultura orgânica
Agroecologia
Data de apresentação: Nov-2021
Data de publicação: 27-Mai-2022
Referência: SILVA, Mariana Böhme. Programa Nacional de Bioinsumos: história, situação atual e perspectivas futuras. 2021. 67 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este trabalho tem a finalidade de apresentar o contexto histórico do movimento orgânico no qual resultou na implementação do Programa Nacional de Bioinsumos e sobre como isso pode impactar a economia e o sistema de produção agrícola desenvolvido hoje no Brasil. Com o surgimento da Revolução Verde no início do século XX, a agricultura passou a utilizar fertilizantes químicos, agrotóxicos e sementes geneticamente melhoradas. Paralelamente a isso, surgiram movimentos a favor de uma agricultura alternativa, orgânica e de base agroecológica, que defendiam o uso de insumos orgânicos, naturais, os bioinsumos. O movimento orgânico acabou por criar forças devido à preocupação da sociedade com o meio ambiente e a qualidade dos alimentos produzidos. Dessa forma, foram implementados leis e decretos que regularizaram a agricultura orgânica e com discussões entre diversos atores do governo e da sociedade em 2020, resultaram no lançamento do Programa Nacional de Bioinsumos. O governo federal implementou o Programa para apoiar uma agricultura sustentável e regenerativa, demonstrando a direção que o setor agrícola deve seguir, bem como para normatizar o que o setor produtivo vem realizando a décadas. Espera-se que esse mercado de Bioinsumos seja cada vez mais impulsionado e que o Brasil faça uso intenso das tecnologias, produtos e processos, servindo de exemplo para o mundo. O Programa Nacional de Bioinsumos também contribui para a quebra de paradigma, uma vez que os manejos biológicos e sustentáveis vêm reduzindo custos e criando ambientes de cultivo de maior qualidade também nos modelos de agricultura não orgânicos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.