Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3072
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LiviaUrbanekTeixeiraLopes.pdf528,27 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Inovação e consumo : compras coletivas pela internet
Autor(es): Lopes, Livia Urbanek Teixeira
Orientador(es): Pires, Monique Vidal
Assunto: Comércio eletrônico
Internet
Data de apresentação: 25-Nov-2011
Data de publicação: 8-Mar-2012
Referência: LOPES, Livia Urbanek Teixeira. Inovação e consumo: compras coletivas pela internet. 2011. 53 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Brasília, 2011.
Resumo: Este trabalho buscou realizar uma pesquisa bibliográfica acerca do Comércio Eletrônico no Brasil, através de dados históricos desde o surgimento da Internet, que permitiu o desenvolvimento de diversos meios de comunicação, inclusive o ato de se comprar ou vender algo na Internet que é denominado Comércio Eletrônico ou E-commerce. O Comércio Eletrônico cresce cada dia mais e oferece grandes oportunidades de negócios para empresas e consumidores, proporcionando mais comodidade, praticidade e segurança nas negociações. Dentro do Comércio Eletrônico ainda surgiu o fenômeno das compras coletivas, que são sites que oferecem diariamente ofertas exclusivas com descontos incríveis de diversos estabelecimentos das cidades com livre acesso para qualquer pessoa de qualquer classe econômica social. Por ser um assunto recente e um estudo de grande importância para o campo da administração de empresas, visto que se trata de marketing empresarial, este trabalho teve por objetivo geral analisar um site de compras coletivas atuante no Estado do Tocantins, recém fundado, que atende as principais cidades da região: Palmas, Araguaína e Gurupi; denominado Tonolucro, agregando à pesquisa um histórico do seu avanço e crescimento dentro do e-commerce. Para alcançar este objetivo foram traçados os objetivos específicos: Elaborar uma pesquisa bibliográfica do comércio eletrônico no Brasil; Realizar um diagnóstico do e-commerce no Brasil com foco nos sites de compra coletiva; Apresentar um estudo de caso de um site de compra coletiva atuante no Estado do Tocantins. O estudo foi realizado utilizando como método a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. Logo, trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa exploratória. Foi aplicado um questionário de entrevistas contendo 19 perguntas abertas aos administradores do site Tonolucro, por serem os responsáveis pela criação e administração do site, tanto comercial quanto financeira. Após realizar a pesquisa e a coleta dos dados verificou-se que o site desde sua data de fundação vem crescendo cada dia mais, levando uma vantagem competitiva no mercado regional por serem da própria região, e utilizarem redes sociais como forma de divulgação virtual além de outros tipos de marketing espalhados nas cidades. As ofertas na cidade de Palmas surgem diariamente, porém, nas cidades de Araguaína e Gurupi estão estagnadas, e eles acreditam que o que prejudica a atuação no interior do Estado é o baixo acesso à internet e a banalização dos concorrentes no mercado eletrônico que oferecem baixos percentuais de comissão aos estabelecimentos. Possuem cerca de 50 mil clientes cadastrados e pretendem criar um programa de benefícios para estes clientes, com intuito de fidelizarem o cadastro. Os sócios ainda estão desenvolvendo projetos de expansão para atender outras cidades e regiões.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Ciência da Informação e Documentação, Departamento de Administração, 2011. Curso de Graduação em Administração a Distância.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons