Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Wander Cleber Maria Pereira da | - |
dc.contributor.author | Reis, João Lucas Sousa | - |
dc.contributor.author | Lemos, João Vítor Morandi | - |
dc.identifier.citation | REIS, João Lucas Sousa; LEMOS, João Vítor Morandi. Ensinaê: proposta de um projeto para o ensino de programação MOOC gamificado em redes sociais. 2021. 98 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A busca pelo estudo de programação encontra-se em constante crescimento. Foram muitas evoluções tecnológicas nas últimas décadas que culminaram na atual busca por conhecimento em programação, levando ao aumento no número de vagas no mercado de trabalho e dos interessados em desenvolver novos softwares. Apesar de ser uma área amplamente requisitada, a programação, assim como qualquer outra área de estudo, exige disciplina para seu aperfeiçoamento. É uma habilidade que vem se tornando cada vez mais exigente
e inovadora, fazendo com que boa parte dos alunos que entram em cursos de TI apresentem dificuldades na aprendizagem no início da graduação, ocasionando em desistências ou reprovações. O EnsinaÊ é um projeto com a proposta de ensinar o básico da programação na linguagem Python, utilizando a metodologia de Massive Open Online Courses (MOOC) e técnicas de gamificação para motivar os participantes a persistirem na busca de resultados desejáveis. A disponibilização das aulas e atividades referentes ao curso ocorrerá por meio de redes sociais, a fim de facilitar o acesso e a divulgação para o maior número possível de pessoas. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Programação (Computadores) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Computação - instrução e estudo | pt_BR |
dc.subject.keyword | Software educacional | pt_BR |
dc.title | Ensinaê : proposta de um projeto para o ensino de programação MOOC gamificado em redes sociais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-26T22:33:12Z | - |
dc.date.available | 2022-05-26T22:33:12Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-17 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30716 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.contributor.advisorco | Kosloski, Ricardo Ajax Dias | - |
dc.description.abstract1 | The search for the study of programming is constantly growing. There have been many technological developments in recent decades that have culminated in the current search for knowledge in programming, leading to an increase in the number of vacancies in the job market and those interested in developing new softwares. Despite being a widely requested area, programming, as well as another area of study, requires discipline for its improvement. It is a skill that has become increasingly demanding and innovative, causing
many of the students who enter IT courses to have learning difficulties at the beginning of graduation, causing dropouts or failures. EnsinaÊ is a project with the proposal to teach the basics of programming in the Python language, using the methodology of Massive Open Online Courses (MOOC) and gamification techniques to motivate participants to persist in the search for results desirable. The availability of classes and activities related to the course will take place through social networks, in order to facilitate and dissemination to as many people as possible. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
|