Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30711
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LeticiaCostaGeraldo_tcc.pdf1,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Germinação do banco de semente de uma área de vereda no Distrito Federal
Autor(es): Geraldo, Letícia Costa
Orientador(es): Ferreira, Cristiane Silva
Assunto: Solo - uso
Sementes - germinação
Data de apresentação: Nov-2021
Data de publicação: 26-Mai-2022
Referência: GERALDO, Letícia Costa. Germinação do banco de semente de uma área de vereda no Distrito Federal. 2021. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: As sementes viáveis presentes no solo de determinada fitofisionomia são responsáveis por regenerar a vegetação e garantir a manutenção da biodiversidade local. Essas sementes formam o banco de sementes, cujo sucesso depende da densidade de sementes prontas a germinar quando em condições favoráveis, a fim de repor uma ou mais espécies que compõem a flora local. O objetivo deste estudo foi avaliar a germinação do banco de sementes presente no solo e a distribuição de sementes viáveis ao longo de um gradiente topográfico em uma área de savana sazonalmente alagada (vereda),localizada na Reserva Ecológica do IBGE, no Distrito Federal. No período de seca, setembro de 2018,foram traçados dois transectos de 250m cada, que seguiam paralelos com 40m de distanciamento entre si. Os transectos estavam traçados perpendiculares à linha de drenagem da vereda, partindo de um córrego situado no fundo da vereda, até a sua borda (transição com o cerrado senso stricto). O transecto 1 (T1) estava em uma área de vegetação degradada que acompanhava a margem de uma estrada e o transecto 2 (T2) no interior da vereda, em área de vegetação preservada. Ao longo dos transectos (T1 e T2) foram coletadas, a cada 50m, amostras compostas de solo (três sub amostras) de uma área de 30 x 30 cm com até 5cm de profundidade. As coletas ocorreram nas distâncias de 50, 100, 150, 200 e 250 m dos transectos, totalizando cinco áreas no T1 e cinco no T2. No laboratório de Fisiologia Vegetal da UnB, o solo foi separado de raízes e folhas grossas e as amostras foram dispostas em bandejas (30 x 22 x 7,5 cm), devidamente identificadas, e mantidas em sala de crescimento a 30°C com foto período de 12h durante 10 meses. Ao longo de todo esse período foi avaliada e anotada a germinação das sementes em cada amostra de solo. Foram contabilizadas 4.485 sementes germinadas no transecto1 e 5.741 sementes germinadas no transecto 2. Os resultados mostram que os reservatórios de sementes no solo da vereda podem variar em função da distância da borda, sendo menor no interior da vereda, onde o lençol freático é mais próximo da superfície. Além disso, as sementes presentes nos dois locais possuem estratégias de germinação diferentes, possivelmente refletindo a composição florística local.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.