Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Serrano, Maurício | - |
dc.contributor.author | Moraes, Gabriela Chaves de | - |
dc.contributor.author | Lermen, Lucas Arthur | - |
dc.identifier.citation | MORAES, Gabriela Chaves de; LERMEN, Lucas Arthur. GGDD: uma abordagem orientada à engenharia de requisitos no domínio de jogos digitais. 2021. 102 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | A indústria dos jogos digitais é recente e cresce cada vez mais ao passar dos anos. Acompanhado desse crescimento, surgem as demandas por jogos cada vez mais complexos e prazos cada vez mais justos. Tal fator tem exigido equipes de desenvolvimento cada vez mais multidisciplinares. Visando entregar jogos que gerem divertimento aos jogadores, há um grande foco no aspecto criativo, evitando adotar práticas que, segundo essas equipes, engessam o processo de desenvolvimento do jogo e, por consequência, afetam negativamente a diversão do jogo. Dentre essas práticas que acabam sendo deixadas em segundo plano, estão as englobadas dentro do contexto da Engenharia de Requisitos. Porém, o que é visto como um empecilho, pode ser uma solução, já que a inclusão de algumas práticas consolidadas da Engenharia de Requisitos, durante o processo de desenvolvimento de um jogo, poderia impactar positivamente esse processo, conferindo às equipes de desenvolvimento um melhor entendimento acerca do jogo e seus requisitos. Nesse trabalho, busca-se incluir algumas dessas práticas ao processo de desenvolvimento através do Game Design Document, um artefato comumente elaborado durante a concepção de um jogo. Dessa forma, é provido um artefato, chamado GGDD (Good Game Design Document), implementando técnicas da Engenharia de Requisitos a ele, sem limitar a expressão dos desenvolvedores e mantendo o fator criativo. Adicionalmente, foi desenvolvido um website informativo que orienta os usuários sobre as técnicas implementadas, com exemplos, dentre outros elementos didáticos. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos - desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject.keyword | Good Game Design Document (GGDD) | pt_BR |
dc.subject.keyword | Engenharia de requisitos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Jogos digitais | pt_BR |
dc.title | GGDD : uma abordagem orientada à engenharia de requisitos no domínio de jogos digitais | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-05-25T19:10:07Z | - |
dc.date.available | 2022-05-25T19:10:07Z | - |
dc.date.submitted | 2021-11-04 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30704 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | The game industry is new and grows more and more over the years. Accompanied by this growth, the demands for increasingly complex games and increasingly short deadlines arise. This factor has demanded much more multidisciplinary development teams. In order to deliver games that are fun for the players, there is a great focus on the creative aspect, avoiding adopting practices that, according to these teams, block the process of game
development and, consequently, affect the fun of the game in a negative way. Among these practices that end up being left in the background, are those encompassed within the context of Requirements Engineering. However, what is seen as an obstacle, can be a solution, since the inclusion of some consolidated requirements engineering practices, during the game development process, could positively impact this process, giving the
development teams a better understanding about the game and its requirements. In this work, we look for including some of these practices in the development process through the Game Design Document, an artifact commonly elaborated during the design of a game. Thus, an artifact, called GGDD (Good Game Design Document), is provided, implementing Requirements Engineering techniques to it, without limiting the expression of the developers and maintaining the creative factor. Additionally, an informative website was developed. This website guides the users about the implemented techniques, with examples, and others didactic elements. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia de Software
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