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dc.contributor.advisorRissoli, Vandor Roberto Vilardi-
dc.contributor.authorCasas, Bruno Matias-
dc.contributor.authorRangel, Daniel Marques-
dc.identifier.citationCASAS, Bruno Matias; RANGEL, Daniel Marques. Sistema de recomendação híbrido para e-commerce imobiliário. 2020. 119 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2020.pt_BR
dc.description.abstractDiante da grande quantidade e variedade de informações na Internet atualmente, criou-se a necessidade da existência de sistemas que ajudem os usuários a encontrarem o que eles desejam de acordo com sua preferência, para assim diminuir o tempo gasto em pesquisas nesse ambiente. Em sítios virtuais de comércio eletrônico, por exemplo, há centenas ou milhares de produtos à mostra para os usuários, e isso dificulta o trabalho de encontrar o produto adequado às particularidades de cada cliente. O presente trabalho trata-se do desenvolvimento de um sistema de recomendação de imóveis, no contexto de negócios do tipo B2B (Business to business), por meio de um sítio virtual de e-commerce de venda de imóveis para imobiliárias apresentarem suas propriedades e obterem visibilidade de seus possíveis clientes, utilizando de um sistema de recomendação que procuraria atendê-los de maneira mais eficiente e diminuindo o esforço de procura ao que atenderia seus interesses particularidades para aquisição de um novo imóvel. O objetivo principal seria auxiliar os clientes que visitassem este sítio virtual em localizar o imóvel desejado de forma mais eficiente, desenvolvendo um sistema de recomendação mais robusto, comparado aos sistemas já existentes. As recomendações de imóveis terão como base as características desses clientes adquiridas pelo sistema de recomendação. Esse sistema seguirá uma abordagem híbrida, ou seja, contemplando duas ou mais técnicas de pesquisa, gerando melhores resultados aos clientes que utiliza-lo. Assim, foi realizado um estudo inicial por meio de pesquisas bibliográficas sobre conceitos, abordagens e técnicas utilizadas em sistemas de recomendação no contexto imobiliário para geração de uma nova proposta de sistema de recomendação imobiliário que foi desenvolvido por este trabalho.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordAprendizado de máquinapt_BR
dc.subject.keywordComércio eletrônicopt_BR
dc.subject.keywordMercado imobiliáriopt_BR
dc.titleSistema de recomendação híbrido para e-commerce imobiliáriopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-24T22:42:23Z-
dc.date.available2022-05-24T22:42:23Z-
dc.date.submitted2020-12-02-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30698-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Facing the large quantity and variety of information on the Internet nowadays, was created the necessity of the existence of systems that help the users to find what they look for according to their preferences, this way reducing the time wasted in researching within this environment. Looking around e-commerce websites, for example, there are hundreds or thousands of products on display for the users, making it hard to find a product that corresponds to the clients’ desires. The following work discusses the development of a real estate recommendation system, in the context of a B2B type of business, by means of an e-commerce website for real estate sales for housing companies displaying their properties and receive visibility from their possible clients, using a recommendation system that would serve them more efficiently and decreasing the research efforts for something that could suit their interests for the acquisition of a new property. The main goal is to help clients that visit said website to find the desired property more easily, developing a more powerful recommendation system compared to existing systems. The recommendations are based on the characteristics of these clients acquired by the recommendation system. It will follow a hybrid approach, that is, contemplating two or more research techniques, generating better results for customers using this system. An initial study was conducted through bibliographical research on concepts, approaches and techniques used in real estate recommendation systems to generate a new system proposal that was developed by this work.pt_BR
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



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