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Título: Qualidade de vida no trabalho dos professores do colégio João d’Abreu - Dianópolis - TO
Autor(es): Santana, Leila Aparecida Rodrigues Leal
Orientador(es): Câmara, João Batista Drummond
Assunto: Qualidade de vida no trabalho
Professores
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 8-Mar-2012
Referência: SANTANA, Leila Aparecida Rodrigues Leal. Qualidade de vida no trabalho dos professores do colégio João d’Abreu - Dianópolis - TO. 2011. 71 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011.
Resumo: O presente trabalho buscou analisar a qualidade de vida no trabalho dos professores do Colégio João d'Abreu em Dianópolis (TO). Para tanto, teve como objetivos, verificar abordagens teóricas sobre Qualidade de Vida no Trabalho; examinar a influência do contexto do trabalho na QVT dos professores do CJA; e apresentar sugestões à escola objetivando a melhoria da qualidade de vida de seus colaboradores. A QVT foi averiguada por meio do modelo de Walton (1973), tendo por base suas oito Categorias Conceituais. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, com objetivo descritivo. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista semi-estruturada, visando verificar o posicionamento de cada professor em relação à sua prática e sua vivência profissional. Participaram da pesquisa 07 professores no universo de 51 profissionais. A análise e conclusão dos resultados encontrados permitiram a formulação de algumas reflexões sobre a qualidade de vida no trabalho dos docentes pesquisados, apresentando sugestões de ações relacionadas com a melhoria da QVT desses profissionais e, conseqüentemente, dos resultados organizacionais. Os resultados da pesquisa revelaram que os professores classificam a qualidade de vida, como boa, considerando as categorias Condições de Trabalho e Integração Social de Trabalho, como sendo as que mais influenciam em sua qualidade de vida. _________________________________________________________________________________ ABSTRACT
The present study was to examine the quality of work life of teachers of the Colégio João d'Abreu in Dianópolis (TO). To do so, had the purpose of verifying theoretical approaches on Quality of Working Life, examine the influence of the context of the work of teachers in the QVT CJA, and make suggestions to the school aimed at improving the quality of life of its employees. The QWL was determined using the model of Walton (1973), based on its eight conceptual categories. It is a qualitative study with a descriptive purpose. Data collection was conducted through semi-structured interview, in order to verify the positioning of each teacher in relation to your practice and your professional experience. 07 teachers participated in the survey of 51 professionals in the universe. The analysis and conclusion of the results allow the formulation of some reflections on the quality of work life of teachers surveyed, with suggestions for actions related to improving QWL these professionals and, consequently, organizational results. The results of the survey revealed that teachers rate the quality of life as good, considering the categories Working Conditions and Social Integration of Labor, as those that most influence on their quality of life.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
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