Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30675
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_GiovanaMazuttiSilva_tcc.pdf1,01 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Desempenho agronômico de cenouras híbridas cultivadas no verão no Distrito Federal
Autor(es): Silva, Giovana Mazutti
Orientador(es): Peixoto, José Ricardo
Assunto: Produtividade agrícola
Data de apresentação: Jul-2021
Data de publicação: 19-Mai-2022
Referência: SILVA, Giovana Mazutti. Desempenho agronômico de cenouras híbridas cultivadas no verão no Distrito Federal. 2021. 53 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O melhoramento genético na cultura da cenoura proporcionou ganhos de produtividade e qualidade com o surgimento dos híbridos. É uma cultura de expressiva contribuição socioeconômica, amplamente disseminada pelo país e consumida em todo o mundo. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o desempenho de diferentes genótipos híbridos de cenoura de verão e inverno cultivadas na mesma época e nas mesmas condições edafoclimáticas. O experimento foi conduzido na Fazenda Água Limpa da Universidade de Brasília, onde foram avaliados quinze genótipos de cenoura (SV7390DT, SV1099DT, EX4098, SVDT0032, Bermuda, Natuna, AGR125, AGR123, Erica, Soprano, Tripoli, Verano, Paloma, Nancy, Harmony) cultivadas em delineamento experimental em blocos ao acaso com 4 repetições (canteiro de 0,9 de largura por 4m de comprimento) e 255 plantas por parcela. As cultivares foram colhidas ao final de seus respectivos ciclos (95dias,101dias e 120 dias), e avaliadas com relação as características: peso das raízes, diâmetro, comprimento, porcentagem de produção comercial e descarte. Os dados foram submetidos à análise de variância do teste F, e as médias foram agrupadas pelo teste de Scott-Knott. Como resultado, foi possível observar grande variação entre as cultivares avaliadas. A cultivar Verano se sobressaiu dos demais na grande maioria das características avaliadas. As cultivares AGR125 e Erica apresentaram boa produtividade, porém apresentaram uma porcentagem considerável de raízes rachadas. A cultivar Harmony demonstrou o pior desempenho nas características avaliadas comparada aos demais híbridos estudados, apresentando baixa produtividade, maior incidência e severidade da doença, e maior área abaixo da curva de progressão da doença.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.