Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/3067
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_LeidileneRodriguesSoares.pdf651,58 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Responsabilidade social na gestão pública : aplicação na Funasa-TO
Autor(es): Soares, Leidilene Rodrigues
Orientador(es): Fries, Douglas Schneider de
Assunto: Responsabilidade social da empresa
Administração pública
Data de apresentação: 3-Dez-2011
Data de publicação: 8-Mar-2012
Referência: SOARES, Leidilene Rodrigues. Responsabilidade social na gestão pública: aplicação na Funasa-TO. 2011. 61 f. Monografia (Bacharelado em Administração)—Universidade de Brasília, Palmas, 2011.
Resumo: Este trabalho traz por meio de um estudo de caso simples a proposta de explorar as ferramentas e técnicas da responsabilidade social corporativa, com o objetivo de incentivar a sua prática como estratégia de gestão no setor público. De forma mais específica, buscou-se analisar o processo de trabalho da Funasa- TO, a fim de verificar se na sua gestão estão inseridas as ferramentas e estratégias que a situe no contexto de instituição socialmente responsável. A metodologia partiu de pesquisas bibliográficas e documentais, tendo como principal instrumento de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas. Para a análise das informações foram agrupadas as ações no âmbito interno, cujo público alvo foi os servidores e no âmbito externo, os usuários dos serviços da instituição. Tomou-se como base para categorização os princípios básicos da responsabilidade social propostos pela Associação Empresarial do Conselho de Arouca- AECA. Dentre as conclusões ressalta-se que no âmbito do serviço público a aplicação da responsabilidade social corporativa pode contribuir significativamente para o fortalecimento da democracia participativa, influenciar a adoção de princípios importantes como transparência, probidade, eficiência, qualidade da gestão e dos serviços. Sobre a instituição estudada conclui-se que mesmo adotando em seu planejamento estratégias da gestão socialmente responsável, não são utilizadas em todas as dimensões da instituição. Apesar disso há o reconhecimento do esforço na busca de conduzir-se de forma responsável.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Departamento de Administração, Curso de Graduação em Administração a Distância, 2011.
Aparece na Coleção:Administração



Este item está licenciado na Licença Creative Commons Creative Commons