Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30668
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrennoBarbosaRibeiro_tcc.pdf354,03 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorPires, Márcio de Carvalho-
dc.contributor.authorRibeiro, Brenno Barbosa-
dc.identifier.citationRIBEIRO, Brenno Barbosa. Aspectos comerciais da cultura da goiaba no Brasil. 2021. 37 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.pt_BR
dc.description.abstractA goiabeira (Psidium guajavaL.) é uma planta tropical com ampla adaptabilidade em qualquer região do território brasileiro. O objetivo deste trabalho foi avaliar o panorama nacional de produção da goiabeira e verificar aspectos de comercialização nacional da goiaba no período de 2015a 2019, a partir de levantamentos do Instituto Brasileiro De Geografia e Estatística (IBGE) e do CEAGESP em prol de facilitara análise do panorama de produção e comercialização da goiaba. Verificou-se que o valor médio da produção em 2019 foi em torno de R$ 927 mil, sendo Nordeste e Sudeste os estados que se destacaram nesta produção, de 2015 a 2019. Regiões Centro-Oeste e Norte não investiram muito na produção de goiaba nestes anos. O Nordeste foi o estado que se destacou em 2018 e 2019, tanto em produção quanto em rendimento. Porém, observou-se pequena redução da produção e rendimento de 2018 para 2019. Considerou-se que os produtores precisam de uma gestão estratégica para enfrentar a concorrência, para promover baixo custo, constância de fornecimento e geração de confiança, pois há pouco conhecimento do produto por parte dos consumidores dos mercados mais rentáveis.pt_BR
dc.formatMonografia de Graduaçãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGoiabeirapt_BR
dc.subject.keywordAgriculturapt_BR
dc.titleAspectos comerciais da cultura da goiaba no Brasilpt_BR
dc.title.alternativeCommercial aspects of goiaba culture in Brazilpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-05-18T12:49:51Z-
dc.date.available2022-05-18T12:49:51Z-
dc.date.submitted2021-11-08-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30668-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Guava(Psidium guajavaL.), is a tropical plant with wide adaptability in any region of the Brazilian territory. The objective of this work was to evaluate the national panorama of guava production and verify aspects of the national commercialization of guava in the period from 2015 to 2019, based on surveys by the Brazilian Institute of Geography and Statistics (IBGE) and CEAGESP in order to facilitate the analysis of the production and commercialization of guava. It was found that the average value of production in 2019 was aroundR$ 927 thousand, with the Northeast and Southeast being the states that stood out in this production, from 2015 to 2019. Midwest and North regions did not invest much in the production of guava in these years. The Northeast was the state that stood out in2018 and 2019, both in production and in yield. However, there was a small reduction in production and yield from 2018 to 2019. It was considered that producers need strategic management to face competition, to promote low cost, consistency of supply and generation of trust, as there is little knowledge of the product by consumers in the most profitable markets.pt_BR
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.