Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30667
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrendaOliveiraAlves_tcc.pdf9,29 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação multitemporal da dinâmica do balanço hídrico de regiões nativas do cerrado e áreas agrícolas de pivô central no Distrito Federal
Autor(es): Alves, Brenda Oliveira
Orientador(es): Baptista, Gustavo Macedo de Mello
Assunto: Água na agricultura
Sensoriamento remoto
Clima - variação
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 18-Mai-2022
Referência: ALVES, Brenda Oliveira. Avaliação multitemporal da dinâmica do balanço hídrico de regiões nativas do cerrado e áreas agrícolas de pivô central no Distrito Federal. 2021. 154 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Agronomia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O Distrito Federal é bastante marcada por sua sazonalidade climática, apresentando basicamente dois períodos, um de seca e outro de chuva. Essas mudanças fazem com que a vegetação nativa e as áreas agrícolas sofram alterações no verdor da vegetação, além de ocorrer variações do balanço de água no solo. O sensoriamento remoto é uma técnica com capacidade de analisar essas mudanças na paisagem através de séries temporais. Tendo isso em mente, o presente estudo teve o como objetivo avaliar a dinâmica do balanço hídrico e sua relação com o comportamento espectral da vegetação através de séries temporais em nove áreas (cerrado, campo nativo e áreas agrícolas com pivô central) localizadas no Distrito Federal. Através do portal do LAF/INPE foi feita a escolha de nove pixels com o auxílio de imagens do Google Maps. Após selecionar esses pontos, nessa mesma plataforma foram adquiridos dados do sensor MODIS e TRMM de uma série temporal que abrange o período de 2000 a 2017. Esses dados incluem medições de precipitação, temperatura da superfície terrestre e índice de vegetação (EVI2). Essas medições foram utilizadas para a realização do cálculo do balanço hídrico através do método de Thornthwaite e Mather, (1955) em planilhas Excel TM. Logo após foi feita a junção das informações obtidas a partir do balançohídricoeEVI2,em um gráfico para a realização da avaliação. Utilizou-se também a ferramenta do Google Earth Engine chamada time lapse que mostra lapsos de tempo capazes de visualizar as mudanças da superfície terrestre, auxiliando junto com as séries temporais na compreensão desses fenômenos. Ao analisar os dados pode-se perceber que a quantidade de água disponível no solo, influenciou no índice de vegetação EVI2 das nove áreas. Nas áreas de campo e do cerrado, teve-se um aumento de EVI2 no período das chuvas, e uma redução no período das secas. Já nas áreas agrícolas o EVI2 das culturas se manteve alto mesmo no período da seca devido à ocorrência de fornecimento de água através da irrigação por pivô central. Além disso, tanto em áreas de vegetação nativa quanto de culturas irrigadas apresentaram padrões espectrais semelhantes aos obtidos em outros estudos. Com essas informações pode-se perceber a eficiência do sensoriamento remoto em analisar mudanças ocorrentes na superfície terrestre, sendo capaz de auxiliar no monitoramento da vegetação, na avaliação do balanço de água do solo, além de permitir compreender e acompanhar o ciclo fenológico das culturas irrigadas, auxiliando na tomada de decisão e no gerenciamento dos recursos de setores ligados ao meio ambiente e das lavouras, garantindo uma melhor produtividade.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Agronomia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.