Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30643
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JulianaDeSouzaCosta_tcc.pdf2,89 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Relação pedagógica professor-aluno nos anos iniciais do ensino fundamental : influências no processo de ensino-aprendizagem
Autor(es): Costa, Juliana de Souza
Orientador(es): Silva, Edileuza Fernandes da
Assunto: Professores e alunos
Relação professor - aluno
Ensino fundamental
Aprendizagem
Data de apresentação: 24-Mai-2021
Data de publicação: 13-Mai-2022
Referência: COSTA, Juliana de Souza. Relação pedagógica professor-aluno nos anos iniciais do ensino fundamental: influências no processo de ensino-aprendizagem. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de licenciatura em Pedagogia, na Universidade de Brasília, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e articula-se às produções realizadas pelo Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Trabalho Docente, Didática e Trabalho Pedagógico (PRODOCÊNCIA) da Faculdade de Educação da UnB, tendo como objeto as relações em sala de aula, espaço-tempo do ato educativo. Buscou-se contribuir para a ampliação da discussão a cerca do cotidiano escolar, das relações em sala de aula e do que acarretam essas relações no ensino e na aprendizagem. Para tal, parte-se do pressuposto de que a relação pedagógica entre professor e alunos é intrínseca ao processo de ensino-aprendizagem e determinante para o êxito do ato educativo. Buscou-se compreender e discutir a dinâmica das relações sociais em sala de aula, questionando a respeito das implicações da relação pedagógica professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem em uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do Distrito Federal. Tendo como objetivo geral: analisar como a relação pedagógica professor-aluno influencia o processo de ensino-aprendizagem. Como objetivos específicos: discutir as percepções do(a) professor(a) e dos estudantes acerca da relação professor-aluno no processo de ensino-aprendizagem; e discutir como se dá a relação professor-aluno em uma turma de 5º ano. A pesquisa de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso utilizou para levantamento de dados: análise documental do projeto político-pedagógico da escola, observação de aulas, entrevista semiestruturada com a professora, grupo focal e desenho projetivo com estudantes. O referencial teórico baseia-se em Cordeiro (2011), Cunha (2012), Jesus (2003), Libâneo (1990), Morales (2008), Postic (1990), Veiga (2008), entre outros. Os resultados apontam que a relação pedagógica estudada é afetiva, intencional, gera feedback à docente e aos estudantes, é dialógica e repercute no ensino da professora e nas aprendizagens dos educandos.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Pedagogia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.