Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30609
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RaquelTechmeierDosSantos_tcc.pdf655,12 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Associação da força de preensão palmar com a densidade mineral óssea do punho em idosos com a Doença de Parkinson
Autor(es): Santos, Raquel Techmeier dos
Orientador(es): Garcia, Patrícia Azevedo
Coorientador(es): Melo, Lídia Mara Aguiar de
Assunto: Parkinson, Doença de
Doenças degenerativas
Dinamômetro
Força muscular
Densidade óssea
Data de apresentação: 15-Out-2020
Data de publicação: 10-Mai-2022
Referência: SANTOS, Raquel Techmeier dos. Associação da força de preensão palmar com a densidade mineral óssea do punho em idosos com a Doença de Parkinson. 2020. 34 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Fisioterapia) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: A Doença de Parkinson (DP) é uma doença neurodegenerativa crônica e que está associada a desfechos como redução da força muscular, baixa Densidade Mineral Óssea (DMO), risco de quedas e fraturas; que afetam diretamente a qualidade de vida desses indivíduos. A diminuição da DMO está relacionada também ao nível de força muscular do indivíduo. A força de preensão palmar tem uma forte correlação com a força muscular global e que pode fornecer informações para prevenção de fraturas. OBJETIVO: Investigar a correlação entre o teste de Força de Preensão Palmar e a DMO do punho em idosos com a Doença de Parkinson. METODOLOGIA: Estudo transversal realizado com 38 idosos com a Doença de Parkinson, em que foi realizado o Teste de Preensão Palmar e avaliado a Densidade Mineral Óssea do Rádio. RESULTADOS: As correlações entre DMO e força foram positivas e significantes, p < 0,05. CONCLUSÃO: A força de preensão palmar e a densidade mineral óssea do rádio correlacionam-se de forma positiva em pessoas que possuem a Doença de Parkinson.
Abstract: Parkinson's disease (PD) is a chronic neurodegenerative disease that is associated with outcomes such as reduced muscle strength, low bone mineral density (BMD), risk of falls and fractures; that directly affect the quality of life of these individuals. The decrease in BMD is also related to the individual's muscular strength. The handgrip strength has a strong correlation with the overall muscle strength and can provide information for preventing fractures. OBJECTIVE: The aim of these study was to investigate the correlation between the Hand Grip Strength test and wrist BMD in elderly people with Parkinson's Disease. METHODOLOGY: Cross-sectional study carried out with 38 elderly people with Parkinson's Disease, in which the Hand Grip Test was performed and the Bone Mineral Density of the Radius was evaluated. RESULTS: The correlations between BMD and strength were positive and significant, p <0.05. CONCLUSION: The handgrip strength and bone mineral density of the radius correlate positively in people who have Parkinson's disease.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Ceilândia, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Fisioterapia



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.