| Campo Dublin Core | Valor | Língua | 
|---|
| dc.contributor.advisor | Gauche, Ricardo | - | 
| dc.contributor.author | Nascimento, Catiane dos Santos do | - | 
| dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Catiane dos Santos do.  Tradução de vídeo experimental de Química em libras: uma contribuição. 2021. 35 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR | 
| dc.description | Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2020. | pt_BR | 
| dc.description.abstract | Este  trabalho  teve  como  objetivo a tradução,  por  meio  da  Língua  Brasileira  de  Sinais,  de vídeo com atividade experimental para ensino de Química Orgânica produzido no contexto de uma  Escola  Pública  da  Secretaria  de  Educação  do  Distrito  Federal  durante  a  Pandemia  da Covid-19.  O  recurso  didático  original  não  foi  produzido  na  perspectiva  de  inclusão  do estudante Surdo, apesar de apresentar legenda, e a abordagem teórica  foi realizada com  falas rápidas   que   dificilmente   seriam   compreendidas   pelo   estudante   Surdo   de   maneira   que possibilitasse  relacionar  conceito,  teoria  e  fenômeno.  Para realizar  a gravação  e  edição  do vídeo de interpretação por meio da Libras foram seguidas as orientações para edição indicadas na dissertação  e proposição  didática  de  um Mestrado  Profissional,  uma Tese e  de  um  Guia para  produções  audiovisuais  acessíveis,  que  são  necessárias  para  que  o  material  produzido atenda às necessidades do estudante Surdo usuário de Libras. Durante o processo de adaptação deste  recurso  didático,  foi  possível  compreender  o  quão  importante  são  as orientações,  pois pequenos detalhes podem desviar a atenção do estudante Surdo e assim atrapalhar o processo de  ensino-aprendizagem. Na  ocasião  da produção  do  recurso  didático, o  professor  não  tinha em  suas  turmas  estudantes  Surdos, o  que  influenciou  na  falta  da  adequação  de  interpretação no  recurso  didático. Tendo  em  vista  a  necessidade da gravação  de  vídeos  para  a  plataforma Escola em Casa DF para o período das aulas as síncronas se a busca dos professores por aulas que  estimulem  a  aprendizagem  dos  estudantes  Surdos  de  forma  presencial  em  sala de  aula, entendemos  que  a  utilização  do  vídeo  com  a  janela  de  Libras na  experimentação  permite  a aquisição e construção de novos significados na educação de Surdos. A utilização de recursos didáticos adaptados  e/ou  adequados  desperta  o  interesse  dos  estudantes  Surdos  e  auxilia  o professor  a  ancorar  o  saber  abstrato  e  concreto. A inclusão  da  janela  de  Libras  culmina  no estímulo  ao  sentimento  de  pertencimento  dos  estudantes  Surdos  ao  contexto  escolar,  assim promovendo uma educação inclusiva. | pt_BR | 
| dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Inclusão escolar | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Química - estudo e ensino | pt_BR | 
| dc.subject.keyword | Surdos - educação | pt_BR | 
| dc.title | Tradução de vídeo experimental de Química em libras : uma contribuição | pt_BR | 
| dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR | 
| dc.date.accessioned | 2022-05-05T13:04:30Z | - | 
| dc.date.available | 2022-05-05T13:04:30Z | - | 
| dc.date.submitted | 2021 | - | 
| dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30590 | - | 
| dc.language.iso | Português | pt_BR | 
| dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR | 
| dc.contributor.advisorco | Carvalho, Fabiana Alves de | - | 
| Aparece na Coleção: | Química 
 |