Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30551
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_TitoAlbernazGrossi_tcc.pdf2,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: BEMGUI : interface gráfica para modelagem via método dos elementos de contorno
Autor(es): Grossi, Tito Albernaz
Orientador(es): Gomes, Gilberto
Coorientador(es): Delgado Neto, Álvaro Martins
Assunto: Métodos de elementos de contorno
Geometria computacional
Data de apresentação: 18-Dez-2020
Data de publicação: 29-Abr-2022
Referência: GROSSI, Tito Albernaz. BEMGUI: interface gráfica para modelagem via método dos elementos de contorno. 2020. 99 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O desenvolvimento e a adaptação de métodos computacionais para problemas de engenharia, especialmente o Método dos Elementos de Contorno (MEC), tem sido uma área importante de pesquisa nos últimos tempos, tornando cada vez mais útil o uso da computação geométrica aplicada a problemas físicos de modelagem e simulação. O uso correto de estruturas de dados e algoritmos eficientes, no ambiente acadêmico, ainda é escasso, especialmente ao se tratar de projetos manejáveis por um longo período de tempo e que sigam a transparência de projetos de softwar e de código aberto. A presente monografia tem como objetivo a implementação de um conjunto de estruturas de dados baseados em grafos e na doubly conected edge list(DCEL) que consiga, de forma eficiente, possibilitar a modelagem de zonas bidimensionais de maneira automatizada. Procura também desenvolver uma interface gráfica de usuário (Graphical User Interface, GUI)em ambiente computacional que permita o desenho do modelo e a geração da malha de elementos de contorno, bem como a comunicação com programas processadores baseados no MEC, que gere simulações de fatores de intensidades e propagações de trinca. O programa é implementado na linguagem de programação Python, com uso da biblioteca externa PyQte substanciado no paradigma de Programação Orientada a Objetos. O código do programa é organizado em diversos modos de compartimentação, a fim de apresentar componentes que façam sentido lógico a partir do uso de design patterns e interfaces de classes bem definidas, o que facilita o aprimoramento do programa de maneira sistemática. O uso do conceito de grafos e DCEL permite que a topologia do modelo seja mantida durante o processo de modelagem, tornando-o rápido e flexível. Com a geração de arquivos que descrevem a topologia do modelo e os materiais que compõem as zonas, esses podem ser lidos por softwares que realizem simulações, tornando o programa uma ferramenta auxiliar de estudos do MEC, tanto para graduação quanto pós-graduação.
Abstract: Developing and adapting computational methods for engineering problems, especially the Boundary Element Method(BEM),has been an important area of researchin recent times, making the use of computational geometry applied to real physical problems of modeling and simulations more useful than ever.The correct use of data structures and efficient algorithms in the academy is still scarce, especially considering long term management projectsandthe transparency of open-source software. This monography has the objective of implementing a set of data structures based on graphs and the doubly connected edge list (DCEL) which enables two-dimensional zones modeling in anautomated way efficiently. It also aims to develop a Graphical User Interface (GUI) in a computational environment which allows model drawing and boundary element method generation, as well communication with processor programs based on BEM, making it possible to simulate behaviors such as deformations, intensity factors and crack propagation. The program is implemented in the Python language, using the PyQt external library, and based ontheObject-OrientedProgramming (OOP) paradigm. The code is compartmentalizedin different levels in order to create components that make logical sense through the use of design patterns and well-defined class interfaces, which helpsthe improvement of the program in a systematic way.The use of graphs and DCEL also keeps the model’s topology correct during the modeling process, making it fast and flexible. Thegeneration offiles that describes the model’stopology and the materials that make up zones,these can be read by software that performsimulations,turning the program intoan auxiliary tool forBEMstudies, both forundergraduate and graduatelevels.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Civil



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.