Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Carvalho, Michele Tereza Marques | - |
dc.contributor.author | Albuquerque, Thales Santos | - |
dc.identifier.citation | ALBUQUERQUE, Thales Santos. Gestão de risco para manutenção de ciclovias no Distrito Federal. 2020. 191 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esse trabalho está incluso em um contexto de uso de novas tecnologias para apoio à gestão urbana, focado nas ciclovias e na manutenção delas. Ele propõe a identificação de riscos em parte da infraestrutura cicloviária da Universidade de Brasília realizando o levantamento de dados com uso de Veículos Aéreos NãoTripulados (VANT’s).Os dados foram tratados em plataforma de modelagem 3D, Metashapepro®, criando-se um modelo ortomosaico. Com o modelo criado, foram identificadas e classificadas as patologias do pavimento à luz da Metodologia de Mensuração de Degradação (MMD) de pavimentos. Com a análise de pavimento proposta no MMD, foi observado que a ciclovia possuía 60% dos trechos em excelentes ou boas condições. Todavia, 15% do trecho estudado apresentou condições péssimas ou ruins. Observou-se também que as principais patologias encontradas foram fissuras lineares e fissuras por retração plástica, enquanto as patologias com maior severidade foram as fissuras lineares e fissuras de canto. Esse trabalho trouxe uma abordagem de captação e tratamento de dados para avaliação de patologias de trechos de pavimentos cicloviários que pode ser ampliada para pavimentos rodoviários e também ter uma melhoria no processo de identificação e classificação das patologias com uso de inteligência artificial para reconhecimento dos padrões. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ciclovias | pt_BR |
dc.subject.keyword | Pavimentos - manutenção e reparos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Veículo aéreo não tripulado | pt_BR |
dc.title | Gestão de risco para manutenção de ciclovias no Distrito Federal | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-29T15:08:57Z | - |
dc.date.available | 2022-04-29T15:08:57Z | - |
dc.date.submitted | 2020-06-24 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30550 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This paperis included in a context of using new technologies to support urban management, focused on cycle paths and their maintenance. It proposes the identification of risks in part of the cycling infrastructure of the University of Brasilia, carrying out data collection using Unmanned Aerial Vehicles (UAVs). The data were treated using a 3D modeling platform, Metashape pro®, creating an orthoosaic model. With the model created, pavement pathologies were identified and classified in the light of the Pavement Degradation Measurement Methodology (MMD). With the pavement analysis proposed in the MMD, it was observed that the bike path had 60% of the stretches in excellent or good conditions. However, 15% of the section studied had poor or bad conditions. It was also observed that the main pathologies found were linear fissures and fissures due to plastic retraction, while the pathologies with greater severity were linear fissures and corner fissures. This paperbrought a data capture and treatment approach for the evaluation of pathologies of stretches of cycle paths that can be extended to road pavements and also have an improvement in the process of identification and classification of pathologies with the use of artificial intelligence to recognize patterns. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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