Título: | Análise comparativa de composições de custo para obras de manutenção de pavimentos flexíveis |
Autor(es): | Gonçalves, Thales Rodrigues |
Orientador(es): | Zanchetta, Fábio |
Assunto: | Pavimentação asfáltica Infraestrutura rodoviária |
Data de apresentação: | 8-Dez-2020 |
Data de publicação: | 29-Abr-2022 |
Referência: | GONÇALVES, Thales Rodrigues. Análise comparativa de composições de custo para obras de manutenção de pavimentos flexíveis. 2020. 58 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | As vias pavimentadas deterioram-se com o passar do tempo, seja por ação das cargas do tráfego, seja por ação das intempéries. Num país, como o Brasil, em que o transporte rodoviário é predominante, pressupõe-se que os gastos com a manutenção de pavimentos sejam parte significativa do orçamento para obras de infraestrutura. Para execução dessas obras, a administração pública necessita de referenciais de preço para balizar a escolha de empresas que prestarão esses serviços com recursos provenientes da União e/ou dos Estados. O objetivo desse trabalho é analisar comparativamente, a partir de dois referenciais de custos distintos e uma mesma proposta de intervenção (atividade de Reconstrução de Pavimento, uma das propostas de Manutenção e Reabilitação –M&R), os índices da construção civil de cada uma dessas bases e avaliar seu impacto no custo final da atividade M&Rescolhida. Serão utilizados para essa análise os sistemas SICRO, elaborado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes –DNIT, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas –FGV, e o SINAPI, mantido pela Caixa Econômica Federal, quanto às definições técnicas de engenharia e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística–IBGE, no que diz respeito à pesquisa de preços. A análise comparativa apontou as principais convergências e divergências com relação às composições de custos de fresagem de capa, transporte de materiais de 1ª/2ª categoria, demolição de pavimento flexível, brita graduada simples, imprimação, pintura de ligação e camada de rolamento. O impacto final no custo unitário mostra o comportamento conservador quanto aos preços do SINAPI em comparação ao SICRO. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2020. |
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Aparece na Coleção: | Engenharia Civil
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