Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30532
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_FranciscoIsidroPessoaNeto_tcc.pdf6,38 MBAdobe PDFver/abrir
Título: O valor agregado na relação entre graffiti e turismo : estudo de caso no Distrito Federal
Autor(es): Pessoa Neto, Francisco Isidoro
Orientador(es): Pena, Luiz Carlos Spiller
Assunto: Grafismo
Grafite (Arte) - Distrito Federal
Grafite (Arte)
Turismo cultural
Data de apresentação: 17-Nov-2021
Data de publicação: 28-Abr-2022
Referência: PESSOA NETO, Francisco Isidoro. O valor agregado na relação entre graffiti e turismo : estudo de caso no Distrito Federal. 2021. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este Trabalho de Conclusão de Curso busca como objetivo analisar as relações de valor agregado entre grafitti e o turismo a partir das ações dos grafiteiros, em especial aqueles que compõem o Comitê Permanente de Grafitti da Secretaria de Estado de Cultura do Distrito Federal. Para tal, foram analisados os trabalhos de diferentes autores para conceituar e descrever termos e conceitos como turismo cultural, graffiti, valor agregado, valoração afetiva, turismo cidadão para descrever o que já se conhece contemporaneamente do graffiti bem como seus valores e potencialidades turísticas através de exemplos no Brasil e no mundo. Houve também um exercício de levantamento de informações na internet para trazer na pesquisa um panorama do graffiti contemporâneo no mundo, no Brasil e no Distrito Federal. Para se aprofundar no objeto desta pesquisa foi necessário como instrumento de coleta de dados qualitativos, um questionário direcionado a membros do Comitê Permanente do Graffiti que fizeram parte de importantes ações a partir da política de valorização do Graffiti do DF com o objetivo de entender a visão que o comitê de graffiti do DF tem sobre o valor agregado que existe na relação graffiti e o Distrito Federal e sua potencialidade turística; com as informações coletadas no questionário e informações a partir da pesquisa em matérias jornalísticas, foi possível realizar uma proposta de roteiro que correlaciona as respostas do questionário com pontos de grande ocorrência de graffiti no centro do Distrito Federal. Como resultado, temos uma conglomeração de citações e matérias que nos ajudam a entender o que é o graffiti e como o turismo cultural pode atribuí-lo valores, uma descrição das diversas intervenções de graffiti distribuídos no Distrito Federal, e respostas do Comitê Permanente do Graffiti ao questionário que ajudam a entender a percepção de pessoas que estão inseridas no mundo do graffiti e por fim, localizado no apêndice B desta pesquisa, uma proposta de roteiro que relaciona essas respostas do questionário aos atrativos analisados.
Abstract: This Course Conclusion Work aims to analyze the value-added relationships between graffiti and tourism from the actions of graffiti artists, especially those who make up the Permanent Graffiti Committee of the State Department of Culture of the Federal District. To this end, the works of different authors to conceptualize and describe terms and concepts such as cultural tourism, graffiti, added value, affective valuation, citizen tourism, to define what is currently known about graffiti as well as its values and tourist potential through 5 examples in Brazil and in the world. There was also an exercise to gather information on the internet to bring to the research an overview of contemporary graffiti in the world, in Brazil and in the Federal District. To go deeper into the object of this research, it was necessary as an instrument for collecting qualitative data, a questionnaire directed to the members of the Standing Committee on Graffiti, which was part of the important actions from the DF Graffiti valuation policy in order to understand the vision that the DF graffiti committee considers the added value that exists in the relationship between graffiti and the Federal District and its tourist potential; with the information collected in the questionnaire and information from the research in journalistic articles, it was possible to make a proposal for a script that correlates the answers to the questionnaire with points of high occurrence of graffiti in the center of the Federal District. As a result, we have a conglomeration of quotes and articles that do not understand what graffiti is and how cultural tourism can attribute values to it, a description of the various graffiti actions distributed in the Federal District, and responses from the Standing Committee on Graffiti to the questionnaire which comprises the perception of people who are inserted in the world of graffiti and finally, located in appendix B of this research, a proposal for a script that relates these answers to the questionnaire to the attractions accordingly.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Centro de Excelência em Turismo, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Turismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.