Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30514
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabrielaIsmaelDaSilva_tcc.pdf706,79 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Concentração de mercado no setor contábil
Autor(es): Silva, Gabriela Ismael da
Orientador(es): Silva, César Augusto Tibúrcio
Assunto: Relação Anual de Informações Sociais (RAIS)
Setor contábil
Data de apresentação: 18-Jun-2019
Data de publicação: 27-Abr-2022
Referência: SILVA, Gabriela Ismael da. Concentração de mercado no setor contábil. 2019. 34 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho teve por objetivo avaliar o grau de concentração de mercado existente no Setor Contábil ao longo dos anos, permitindo uma análise temporal e comparativa com a economia brasileira. Para isso, foram obtidos dados da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), disponibilizados pelo Ministério do Trabalho, referentes ao número de estabelecimentos e de vínculos, desde 2006 até 2017 para o Setor Contábil e de 2002 a 2017 para a Economia como um todo, percebendo-se que no Setor Contábil a média de empregados por estabelecimento está em torno de 5 empregados, enquanto a economia apresenta em média cerca de 12 empregados por estabelecimento. Para avaliar os níveis de concentração, foi calculado o Índice Herfindahl Hirschman adaptado a dados agrupados. Os resultados indicam que o Setor Contábil e a Economia têm apresentado uma leve tendência de redução da concentração durante os anos analisados. Ainda, verificou-se que o Setor Contábil é menos concentrado que a Economia, sendo classificado como possuindo “concentração moderada”, segundo o Banco Mundial, FMI e Comissão Europeia, ou “concentração limitada”, segundo o Departamento de Justiça dos EUA e a Federal Trade Commission, enquanto a Economia esteve sempre classificada como possuindo concentração significativa, segundo todos os parâmetros considerados. Esta é a primeira pesquisa no Brasil que analisa a concentração do Setor Contábil, e não somente das empresas de auditoria.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.