Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30502
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_GabriellaDeFreitasMarques_tcc.pdf696,5 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Bioma cerrado : avaliação do plano de ação para prevenção e controle do desmatamento e das queimadas no cerrado
Autor(es): Marques, Gabriella de Freitas
Orientador(es): Machado, Ricardo Bomfim
Assunto: Desmatamento
Incêndios florestais
Área de proteção ambiental
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 26-Abr-2022
Referência: MARQUES, Gabriella de Freitas. Bioma cerrado: avaliação do plano de ação para prevenção e controle do desmatamento e das queimadas no cerrado. 2019. 46 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo verificar os avanços do Plano de Ação para Controle e Prevenção do Desmatamento e das Queimadas no Cerrado (PPCerrrado)na evolução de áreas protegidas (Unidades de Conservação e Terras Indígenas) e na redução do desmatamento e dos incêndios florestais. Para quantificar o número de áreas protegidas, foram utilizados dados extraídos da página do Instituto Chico Mendes de Conservação daBiodiversidade (Unidades de Conservação) e do Instituto Socioambiental (Terras Indígenas). Para verificar a redução do desmatamento foram utilizados dados do PRODES Cerrado, programa desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O PRODES Cerrado tem como objetivo monitorar o bioma com sensores que detectam pontos de anomalias térmicas na superfície do planeta Terra, podendo ser decorrente de um incêndio na vegetação nativa. Com os resultados coletados foi possível saber qual o avanço das metas propostas no PPCerrado. Ao término do trabalho, conclui-se que a meta para a redução de 40% do desmatamento foi cumprida antes mesmo do tempo proposto, com uma redução de 62,34% no número de desmatamento no bioma, assim como os resultados esperados para incêndios florestais, no qual houve uma redução de 38,08% nos focos de calor. Entretanto, na questão de evolução de áreas protegidas o plano está muito atrasado, não cumprindo nem a metade da meta proposta de 17%.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.