Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30501
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FranciscaDeLima_TatianaDaAnunciacao_tcc.pdf1,99 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Severidade do incêndio e sequestro florestal de carbono no Parque Nacional de Brasília entre os meses de abril de 2016 a junho de 2017
Autor(es): Lima, Francisca Deuzilene Nobre de
Anunciação, Tatiana Harumi Tanaka da
Orientador(es): Baptista, Gustavo Macedo de Mello
Assunto: Incêndios florestais
Sequestro de carbono
Queimada
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 26-Abr-2022
Referência: LIMA, Francisca Deuzilene Nobre de; ANUNCIAÇÃO, Tatiana Harumi Tanaka da. Severidade do incêndio e sequestro florestal de carbono no Parque Nacional de Brasília entre os meses de abril de 2016 a junho de 2017. 2019. 69 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Incêndios florestais vêm ocorrendo com grande intensidade no Cerrado brasileiro, e em Brasília a quantidade de queimadas que acontece especialmente no período seco é maior por conta da menor presença de umidade. Diferentes pesquisas vêm sendo realizadas com o uso do sensoriamento remoto para a verificação da intensidade dos incêndios ocorridos; estudo do carbono consumido pelas áreas florestais durante as queimadas, assim como antes e depois dos incêndios; análise da temperatura local com a passagem do fogo; o desenvolvimento da rebrota após o fim de determinado incêndio, verificando o comportamento desses fenômenos em regiões incendiadas. Para isso, utilizam- se índices espectrais capazes de contribuir para essas investigações, como: NBR (Normalized Burn Ratio), dBNR (Differenced Normalized Burn Ratio), RdNBR (Relative Differenced Normalized Burn Ratio), NDVI (Normalized Difference Vegetation Index), PRI (Photosynthetic Reflectance Index), CO2flux (Índice de Eficiência do Processo de Sequestro de Carbono).Sendo assim, o objetivo geral do estudo foi analisar eficiência do processo metodológico para o cálculo da severidade do incêndio e do sequestro florestal de carbono no Parque Nacional de Brasília referente ao incêndio do dia 18 de maio de 2016. Os objetivos específicos foram a verificação da temperatura local no dia do incêndio, o comportamento da rebrota e a análise das áreas queimadas e não queimadas por RdNBR. Os resultados mostraram que em relação ao sequestro de carbono foi possível identificar os valores de CO2fluxa partir da severidade da queimada e da alta rebrota. Em relação aos dados de severidade, houve algumas contradições nas representações na imagem do dia da queimada, como resultado invertido. Concluiu-se que o NBR pode ser falho para algumas análises, principalmente ao ser utilizado imagens com correção atmosférica, podendo alterar os resultados de forma expressiva.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.