Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30492
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_AnaCristinaDaSilvaSoares_tcc.pdf1,11 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da conectividade funcional na paisagem dos entornos de unidades de conservação de proteção integral do bioma cerrado
Autor(es): Soares, Ana Cristina da Silva
Orientador(es): Machado, Ricardo Bomfim
Assunto: Unidades de conservação da natureza
Sistema de Informação Geográfica (SIG)
Hábitat
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 26-Abr-2022
Referência: SOARES, Ana Cristina da Silva. Análise da conectividade funcional na paisagem dos entornos de unidades de conservação de proteção integral do bioma cerrado. 2019. 40 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Ambientais) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: Dentre as principais causas da atual crise global da biodiversidade está a fragmentação, degradação e perda de hábitat, que são os mecanismos dominantes pelas quais a conectividade em uma paisagem é reduzida ou perdida. O Cerrado é um dos biomas mais ameaçados do mundo, sendo considerado um hotspot para a conservação da biodiversidade. Apesar de ser o segundo bioma brasileiro com maior número de Unidade de Conservação(UC), aproximadamente, 20% das espécies endêmicas e ameaçadas estão fora das áreas protegidas. Neste contexto, o objetivo principal do presente trabalho é analisar as mudanças na conectividade funcional da paisagem dos entornos de UC de Proteção Integral (PI) Federais localizadas no bioma cerrado, considera do o desmatamento registrado pelo PRODES Cerrado nos anos 2000 a 2018.O estudo foi desenvolvido no entorno de algumas UC de PI localizadas no Cerrado em regiões classificadas como área de desmatamento consolida e área de fronteirado desmatamento. Os processamentos dos dados geográficos do território brasileiro, que compõem a base de dados do trabalho, foram realizados no sistema de informação geográfica ArcGise no programa Conefor. A análise da conectividade funcional dos entornos da UCs de PI Federais consistiu no cálculo do delta do Índice Integral de Conectividade (dIIC) e das três frações do índice (dIICintra, dIICflux e dIICconnector).Utilizou-se a análise de variância bidirecional (two wayANOVA) para avaliaras mudanças na conectividade funcional nas paisagens dos entornos. Os resultados obtidos com o dIIC evidenciaram que a conectividade geral das paisagens dos entornos das UCs de PI Federais de estudo é maior na área de fronteira do desmatamento do que na área de desmatamento consolidado. Para o dIICintra houve uma variação significativa (t = 5.434, p <0,001) entre os anos e as regiões. Já para o dIICconnector foi encontrado uma baixa variação (t = 2.185, p <0,05). OdIICflux não apresentou variação significativa(t = -0.094, p = 0.925). Os resultados demostraram que tanto a cobertura natural como a conectividade entre os fragmentos dos entornos sofreram perdas no período de 2000 a 2018, causando maior impacto na conectividade funcional da paisagem. A utilização de ferramentas geoespaciais é de suma importância para as análises e monitoramento das mudanças ocorridas nas paisagens do Cerrado. A manutenção da conectividade das paisagens fragmentadas pode proporcionar a persistência, a longo prazo, da fauna e flora diversa do Cerrado, além de reduz o isolamento de hábitats relevantes.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Biológicas, Instituto de Geociências, Instituto de Química, Centro de Desenvolvimento Sustentável, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia - Departamento de Economia, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Ambientais



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.