Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30491
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MoniqueChristineBatistaDeSouza_tcc.pdf7,64 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicações da blockchain : uma revisão sistemática da literatura
Autor(es): Souza, Monique Christine Batista de
Orientador(es): Sobreiro, Vinícius Amorim
Assunto: Blockchain
Moeda digital
Bitcoin
Data de apresentação: 2019
Data de publicação: 26-Abr-2022
Referência: SOUZA, Monique Christine Batista de. Aplicações da blockchain: uma revisão sistemática da literatura. 2019. 70 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Administração) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A tecnologia Blockchain tem recebido bastante atenção nos últimos anos, desde sua primeira implementação pelo trabalho de Nakamoto (2008, p. I) com o advento da moeda digital, o Bitcoin, em2009. A partir de então, ela tem sido alvo de estudos para aplicação em diversos contextos, inclusive não-financeiros e utilizada por grandes empresas como Amazon, Tesla, Microsofte Bloomberg. Os objetivos deste trabalho incluem identificar as tendências das pesquisas sobre implementação da tecnologia Blockchain, apresentando um mapa de possibilidades de aplicação, maiores apontamentos de discussão sobre dificuldades e melhorias para seu pleno uso, assim como construir uma estrutura para priorização da agenda de pesquisa com análise de forças e fraquezas do tema. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura com 45 artigos retirados da base de dados multidisciplinar Science Direct e uma análise específica baseada em categorização dos artigos. Os resultados demonstraram que os estudos sobre aplicação da tecnologia Blockchain estão avançando em favor de maior visão dos benefícios e vantagens de seu uso, com diversas proposições de melhoria em seus recursos tecnológicos para plena utilização, além de apresentarem resultados empíricos. Outro ponto interessante foi demonstrar a abrangência dos campos de aplicação, sendo um deles seu emprego como aliada a incrementar o uso potencial de outras tecnologias emergentes, como é o caso da Internet of Things (IOT).
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Administração



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.