Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30481
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_EvelynRodriguesGaspareto_tcc.pdf5,18 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Estudo de casos e avaliação da aprendizagem : uma breve análise
Autor(es): Gaspareto, Evelyn Rodrigues
Orientador(es): Machado, Patrícia Fernandes Lootens
Assunto: Química - estudo e ensino
Educação - avaliação
Ensino fundamental - desempenho dos alunos
Data de apresentação: 2021
Data de publicação: 25-Abr-2022
Referência: GASPARETO, Evelyn Rodrigues. Estudo de casos e avaliação da aprendizagem: uma breve análise. 2021. 68 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: É inegável que a avaliação da aprendizagem é uma prática necessária para acompanhar a evolução do educando incorporado ao sistema de ensino. Investigações relativas a essa temática ressaltam que nossas escolas, tanto públicas, quanto particulares, assim como os demais níveis de ensino praticam muito mais a verificação da aprendizagem –pautada na classificação e seleção dos educandos por meio de notas –, do que a avaliação da aprendizagem –subsidiada no sucesso do aprendizado do estudante e sustentada por instrumentos de coleta de dados pertinentes à garantia da qualidade desse aprendizado. Portanto, o fato gerador da nossa pesquisa foi a importância de pensar outros procedimentos avaliativos que se distanciem da verificação da aprendizagem e possibilitem analisar resultados mais significativos, a fim de refinar a qualidade e o grau de análise dessas aprendizagens. Nesse sentido, apresente pesquisa tem como objetivo principal analisar o uso do método de estudo de casos como procedimento alternativo para auxiliar a avaliação que se faz do processo de aprendizagem do educando. Considerando esse aspecto, elaboramos dois Casos nos quais constam situações-problema que relacionam conhecimentos científicos e realidade. A fim de apurarmos a relevância dessa proposta, os Casos foram avaliados por professores de Química, da Educação Básica ou de cursos de Licenciatura em Química, por intermédio de questionários, em função de uma mudança metodológica devido à pandemia de Covid-19, que nos impediu de acessar e acompanhar pessoalmente estudantes da educação básica e da educação superior em escolas e universidades do Distrito Federal. A partir das análises dos participantes dessa pesquisa, no que se refere ao uso do método de estudo de casos como procedimento avaliativo, podemos inferir que essa estratégia viabiliza uma interessante coleta de dados a respeito do desempenho dos educandos, todavia, os objetivos do professor e as concepções pedagógicas vinculadas à sua prática é o que determinam ou não o seu uso. Sendo assim, os dados dessa pesquisa fomentam uma possibilidade de uso do método de estudo de casos como procedimento avaliativo e suscitam uma reflexão aos educadores, no sentindo de ponderar a respeito dos diversos procedimentos avaliativos que dispõem e suas possibilidades e estratégias de uso no contexto escolar.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Química



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.