Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Geraldes, Elen Cristina | - |
dc.contributor.author | Silva, Mateus Pinheiro da | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Mateus Pinheiro da. Gestão de processos comunicacionais em ambientes de inovação. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo, de cunho qualitativo, analisa a gestão dos processos comunicacionais
em ambientes de inovação, concentrando os esforços mais precisamente em
pequenas e médias startups. Suas justificativas são a importância que as empresas
inovadoras têm para gerar emprego e renda, a pouca visibilidade que o público tem
de pequenas e médias startups e a escassez de pesquisas sobre a relação entre
inovação e comunicação. Tem por objetivos descrever e analisar esses processos,
diferenciar a gestão dos processos comunicacionais de organizações inovadoras e
tradicionais e apresentar os principais desafios enfrentados pela comunicação de
startups de pequeno e médio porte. O percurso metodológico foi constituído pelo uso
de duas técnicas: revisão bibliográfica de artigos com temática similar e dos
conceitos de inovação e processos comunicacionais e entrevista semiestruturada
com uma especialista em inovação, um executivo e o gerente de comunicação de
uma startup de pequeno porte. Os principais resultados, que cruzam a pesquisa
bibliográfica e as opiniões dos entrevistados, são: organizações inovadoras têm um
ambiente mais aberto e menos hierarquizado que as tradicionais, inclusive na área
de comunicação, com estímulo à experimentação; são utilizadas técnicas similares
de comunicação nos dois modelos de organização, embora as startups sejam mais
ágeis e rápidas, e há uma carência grande de profissionais que sejam inovadores e
contribuam na formação de equipes inovadoras. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Comunicação organizacional | pt_BR |
dc.subject.keyword | Startup | pt_BR |
dc.title | Gestão de processos comunicacionais em ambientes de inovação | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bacharelado | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-25T10:49:52Z | - |
dc.date.available | 2022-04-25T10:49:52Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30474 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | This qualitative article analyzes the management of communication processes in
innovation environments, focusing efforts more precisely on small and medium
startups. Their justifications are the importance that innovative companies have to
generate employment and income, the low visibility that the public has of small and
medium startups, and the lack of research on the relationship between innovation
and communication. Its objectives are to describe and analyze these processes,
differentiate the management of communication processes in innovative and
traditional organizations, and present the main challenges faced by the
communication of small and medium-sized startups. The methodological path 25
consisted of the use of two techniques: a literature review of articles with similar
themes and the concepts of innovation and communication processes and a
semi-structured interview with an innovation specialist, an executive, and the
communication manager of a small startup. The main results, which cross the
bibliographical research and the interviewees' opinions, are: innovative organizations
have a more open and less hierarchical environment than the traditional ones,
including in the area of communication, encouraging experimentation; Similar
communication techniques are used in both models of organization, although
startups are more agile and faster, and there is a great lack of professionals who are
innovative and contribute to the formation of innovative teams. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Comunicação - Jornalismo
|