Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30474
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_MateusPinheiroDaSilva_tcc.pdf468,79 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorGeraldes, Elen Cristina-
dc.contributor.authorSilva, Mateus Pinheiro da-
dc.identifier.citationSILVA, Mateus Pinheiro da. Gestão de processos comunicacionais em ambientes de inovação. 2021. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Comunicação Social) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Comunicação, Departamento de Jornalismo, 2021.pt_BR
dc.description.abstractEste artigo, de cunho qualitativo, analisa a gestão dos processos comunicacionais em ambientes de inovação, concentrando os esforços mais precisamente em pequenas e médias startups. Suas justificativas são a importância que as empresas inovadoras têm para gerar emprego e renda, a pouca visibilidade que o público tem de pequenas e médias startups e a escassez de pesquisas sobre a relação entre inovação e comunicação. Tem por objetivos descrever e analisar esses processos, diferenciar a gestão dos processos comunicacionais de organizações inovadoras e tradicionais e apresentar os principais desafios enfrentados pela comunicação de startups de pequeno e médio porte. O percurso metodológico foi constituído pelo uso de duas técnicas: revisão bibliográfica de artigos com temática similar e dos conceitos de inovação e processos comunicacionais e entrevista semiestruturada com uma especialista em inovação, um executivo e o gerente de comunicação de uma startup de pequeno porte. Os principais resultados, que cruzam a pesquisa bibliográfica e as opiniões dos entrevistados, são: organizações inovadoras têm um ambiente mais aberto e menos hierarquizado que as tradicionais, inclusive na área de comunicação, com estímulo à experimentação; são utilizadas técnicas similares de comunicação nos dois modelos de organização, embora as startups sejam mais ágeis e rápidas, e há uma carência grande de profissionais que sejam inovadores e contribuam na formação de equipes inovadoras.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordComunicação organizacionalpt_BR
dc.subject.keywordStartuppt_BR
dc.titleGestão de processos comunicacionais em ambientes de inovaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-25T10:49:52Z-
dc.date.available2022-04-25T10:49:52Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30474-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1This qualitative article analyzes the management of communication processes in innovation environments, focusing efforts more precisely on small and medium startups. Their justifications are the importance that innovative companies have to generate employment and income, the low visibility that the public has of small and medium startups, and the lack of research on the relationship between innovation and communication. Its objectives are to describe and analyze these processes, differentiate the management of communication processes in innovative and traditional organizations, and present the main challenges faced by the communication of small and medium-sized startups. The methodological path 25 consisted of the use of two techniques: a literature review of articles with similar themes and the concepts of innovation and communication processes and a semi-structured interview with an innovation specialist, an executive, and the communication manager of a small startup. The main results, which cross the bibliographical research and the interviewees' opinions, are: innovative organizations have a more open and less hierarchical environment than the traditional ones, including in the area of communication, encouraging experimentation; Similar communication techniques are used in both models of organization, although startups are more agile and faster, and there is a great lack of professionals who are innovative and contribute to the formation of innovative teams.pt_BR
Aparece na Coleção:Comunicação - Jornalismo



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.