Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30453
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_PauloVitorButaPereira_tcc.pdf5,78 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise de ciclo de vida de agregados reciclados para uso na construção civil
Autor(es): Pereira, Paulo Vitor Buta
Orientador(es): Pereira, Cláudio Henrique de Almeida Feitosa
Assunto: Resíduos da construção civil
Impacto ambiental
Data de apresentação: 12-Dez-2019
Data de publicação: 14-Abr-2022
Referência: PEREIRA, Paulo Vitor Buta. Análise de ciclo de vida de agregados reciclados para uso na construção civil . 2019. 73 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A construção civil é um setor que agrega bastante em diversos ramos do país, todavia, ao mesmo tempo é uma das áreas que tem mais gerado impactos ambientais para a produção de seus materiais. O presente estudo traz a análise de ciclo de vida modular de uma usina no Distrito Federal que utiliza resíduos de construção civil para a produção de novos agregados da construção que serão utilizados em diversos segmentos da construção. A visita técnica e entrevista foram fatores primordiais no sentido de conhecer o processo produto e elencar o consumo de água, energia e resíduos. Outro fator consiste no enquadramento da rotulagem ambiental com base nas normas NBR ISO 14020 por meio do preenchimento dos pré-requisitos, formulação de um novo rótulo de maneira que haja um produto com selo verde em Brasília. Nesse sentido, pode-se seguir os princípios da norma ISO 14040, como definição de escopo, análise de inventário, avaliação de impacto e interpretações, ao aplicar o ciclo de vida modular para blocos de calçada com resultados que abrangem o consumo de energia, água e resíduos. Outro fator foi a criação de parâmetros com base no tanto que é consumido por tonelada de agregado de maneira que há no final o enquadramento da rotulagem tipo II. Dessa maneira, como conclusão há a aplicação do acv modular para os elementos levantados, elaboração de cenários e, em consequência, o enquadramento no sistema de rotulagem ambiental do tipo II, autodeclaração, para a situação da usina estudada.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.