Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30452
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_MelissaDiasGasque_tcc.pdf2,61 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Monitoramento da qualidade da água do Ribeirão Sobradinho e sua correspondência com o enquadramento vigente
Autor(es): Gasque, Melissa Dias
Orientador(es): Gomes, Lenora Nunes Ludolf
Coorientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Assunto: Água - qualidade
Enquadramento das águas
Data de apresentação: 10-Dez-2019
Data de publicação: 14-Abr-2022
Referência: GASQUE, Melissa Dias. Monitoramento da qualidade da água do Ribeirão Sobradinho e sua correspondência com o enquadramento vigente. 2019. 74 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A utilização da água pelo ser humano ocorre não apenas pelo consumo humano, mas também na indústria, agropecuária, lazer, dessedentação de animais entre outros. Tentando evitar conflitos causados pelos diferentes usos, gerou-se a necessidade de criar medidas capazes de assegurar a sustentabilidade dos corpos hídricos. Foi criada assim, a Política Nacional de Recursos Hídricos, em janeiro de 1997, que possui como um de seus instrumentos o enquadramento das águas, que por meio da Resolução CONAMA 357/2005 dispõe sobre a classificação dos corpos de água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento. O ribeirão Sobradinho é um corpo aquático de água doce classe 3, cercado principalmente por área urbana e agropecuária e é o corpo receptor de efluentes da estação de tratamento de esgoto de Sobradinho. A importância deste trabalho se dá no estudo sobre a qualidade da água do ribeirão Sobradinho já que este corpo d’água é utilizado pela comunidade local para irrigação, contato primário e secundário. Sendo assim, o objetivo geral desse trabalho foi avaliar os parâmetros de qualidade da água do ribeirão Sobradinho (coliformes, condutividade elétrica, fósforo total e ortofosfato, nitrato, nitrogênio amoniacal, oxigênio dissolvido, turbidez e temperatura), observando a qualidade da água a partir dos dados obtidos neste trabalho, nos dados fornecidos pela Adasa e avaliando se os valores estão ou não dentro dos limites estabelecidos na resolução CONAMA 357/2005. Com estes parâmetros quantificados em amostras de água no ribeirão foi calculado o índice de conformidade ao Enquadramento (ICE) e com auxílio do software ArcGIS, realizou-se análises do uso e cobertura do solo por meio do mapeamento do satélite Landsat 8. Os resultados encontrados sugerem que o ribeirão Sobradinho encontra-se envolto principalmente de área urbana e área agropecuária e suas águas estão poluídas, com um ICE regular em relação ao enquadramento de classe 3.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.