Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30445
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FlavioFonsecaFerreira_tcc.pdf6,39 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Avaliação do modelo swat na estimativa da vazão das sub-bacias monitoradas do alto descoberto e simulação de cenários
Autor(es): Ferrreira, Flávio Fonseca
Orientador(es): Minoti, Ricardo Tezini
Assunto: Recursos hídricos
Bacias hidrográficas
Data de apresentação: Dez-2019
Data de publicação: 14-Abr-2022
Referência: FERREIRA, Flávio Fonseca. Avaliação do modelo swat na estimativa da vazão das sub-bacias monitoradas do alto descoberto e simulação de cenários. 2019. 125 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A aplicação de um modelo hidrológico constitui uma ferramenta importante no planejamento e gestão dos recursos hídricos, fornecendo dados e informações importantes acerca dos processos hidrológicos que ocorrem numa determinada bacia hidrográfica. O presente estudo teve como objetivo analisar a performance do modelo SWAT em simular a vazão das sub-bacias monitoradas do Alto Descoberto, sendo elas a sub-bacia do córrego Chapadinha (SBCC), sub-bacia do córrego Capão Comprido(SBCCC), sub-bacia do córrego Olaria(SBCO), sub-bacia do rio Descoberto (SBRD), sub-bacia do ribeirão das Pedras (SBRP) e sub-bacia do Ribeirão Rodeador (SBRR). A primeira etapa do trabalho consistiu na estruturação da base de dados, referente aos dados climáticos, uso e ocupação, tipos de solo e topografia do terreno. A segunda etapa compreendeu a modelagem, calibração e geração de cenários de uso e ocupação do solo precedentes e possíveis cenários de uso e ocupação futuro nas sub-bacias. A partir da modelagem inicial e calibração automáticado modelo, aplicando-se o coeficiente de Nash-Sutcliffe(NSE)e o coeficiente de determinação(R²),foi possível avaliar o desempenho do modelo em representar as vazões médias mensais, obtendo valores satisfatórios de NSE > 0,5 e R² > 0,5 para 4 das sub-bacias em estudo. Com base nos cenários elaborados de uso e ocupação do solo, o balanço hídrico apresentou mudanças significativas, para o cenário preservado verificou-se uma diminuição média de 82% no escoamento superficial e aumento médio de 16% na evapotranspiração, enquanto para o cenário antrópico constatou-se um aumento médio de 277% no escoamento superficial e diminuição média de 19% na evapotranspiração das sub-bacias em estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.