Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30444
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_FabianaMachadoDeChecchiAmbrozio_tcc.pdf5,08 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise da influência dos padrões de ocupação residenciais e tipo de solo em encostas planares na geração de escoamento superficial em áreas urbanas
Autor(es): Ambrozio, Fabiana Machado de Checchi
Orientador(es): Koide, Sérgio
Coorientador(es): Brito, Letícia Karine Sanches
Assunto: Drenagem urbana
Planejamento urbano
Data de apresentação: 5-Dez-2019
Data de publicação: 14-Abr-2022
Referência: AMBROZIO, Fabiana Machado de Checchi. Análise da influência dos padrões de ocupação residenciais e tipo de solo em encostas planares na geração de escoamento superficial em áreas urbanas. 2019. 86 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Ambiental) — Universidade de Brasília, Brasília, 2019.
Resumo: A falta de planejamento urbano adequado pode causar alterações no ciclo hidrológico. Nas áreas urbanas a infiltração natural é significativamente reduzida, devido principalmente à impermeabilização das superfícies e a redução da cobertura vegetal. Os instrumentos de gestão territorial tem papel de retratar a dinâmica urbana e sua relação com aspectos ambientais, contudo, instrumentos como PDOT e ZEE estão sempre uns passos atrás da realidade local, pois tem uma visão muito ampla do espaço urbano. O Urban Structure Type–UST é uma metodologia que analisa os padrões urbanos em nível de bairro, e foram utilizadas como objeto de estudo, onde se selecionou dois tipos de ocupação residencial com mesma densidade populacional, mas com diferentes taxas de ocupação. Foram construídos arranjos associados às duas UST’s, ao tipo do solo Latossolo(solo A) e Cambissolo(solo B), e à topografia planar de moderada de clividade similar ao encontrado na área de Vicente Pires, DF, para avaliar e comparar o impacto na geração de escoamento superficial e na taxa de infiltração. Considerando a importância da drenagem sustentável, foram criados arranjos com trincheiras de infiltração para a UST RH5 (habitação unifamiliar) e valas de infiltração para a UST RB2(habitação multifamiliar), considerando a geometria do arranjo de edifícios e taxa de área verde disponível para alocação destas técnicas. As simulações foram realizadas com chuva de projeto com tempo de retorno de 10e 2anos, utilizando o modelo SWMM. As simulações hidrológicas com rede de drenagem convencional mostraram que a UST RB2 inserida no solo A teve melhor desempenho na redução do escoamento superficial, como esperado. A média de redução da infiltração da água em área com solo B foi 36,1%, em relação a área com solo A. Verifica-se que as alterações no cenário de pré-desenvolvimento com a urbanização elevam em muito a vazão no exutório, levando à necessidade de soluções para o manejo de águas pluviais. As simulações obtiveram que as trincheiras de infiltração foram capazes de amortecer parte da vazão de pico, mas as valas de infiltração não apresentaram bom desempenho nessa função, o que levou à necessidade de dimensionar bacias de detenção nas duas USTs. O estudo mostrou a importância da adoção demais de uma solução de drenagem de baixo impacto para reduzir o impacto de ocupação urbana e adequar o sistema aos parâmetros da legislação atual, considerando o tipo de relevo, solo e padrão de ocupação selecionado no estudo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, 2019.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia Ambiental



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.