Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30433
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_RaquelPiresRachid_tcc.pdf776,88 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Aplicação da teoria da sinalização em empresas brasileiras em recuperação judicial
Autor(es): Rachid, Raquel Pires
Orientador(es): Nazaré, Sérgio Ricardo Miranda
Assunto: Indicadores financeiros
Empresas - falência
Recuperação judicial
Empresas - finanças
Data de apresentação: 25-Nov-2020
Data de publicação: 13-Abr-2022
Referência: RACHID, Raquel Pires. Aplicação da teoria da sinalização em empresas brasileiras em recuperação judicial. 2020. 45 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Tendo como base a Teoria da Sinalização este trabalho parte da premissa que os indicadores contábeis são capazes de emitir sinais sobre a situação econômico-financeira de uma instituição. Ao estudar 11 indicadores diferentes entende-se que seria possível visualizar, a partir de seus resultados, problemas nas organizações que pudessem ser resolvidos de maneira antecipada, identificando assim, onde estariam localizados possíveis indicações de piora na saúde financeira da empresa. O objetivo deste artigo é identificar quais indicadores financeiros, dentre aqueles pesquisados, são capazes de sinalizar o estado de recuperação judicial de instituições. Foram selecionadas 15 empresas em recuperação judicial listadas na Bolsa de Valores –B3 durante o período de 2011 a 2019. Os resultados foram agrupados e separados por indicador, foi calculada a média e desvio padrão para acompanhar a relação existente entre as empresas selecionadas. Os resultados apontaram para cinco indicadores como significativos na previsão de uma possível situação de recuperação judicial sendo: Liquidez Corrente, Liquidez Seca, Liquidez Geral, Composição do Endividamento e Giro do Ativo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.