Título: | Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais no curso de graduação em Ciências Contábeis : uma análise da percepção dos discentes à luz da IES 3 (IFAC) |
Autor(es): | Correia, Lorrane Rodrigues |
Orientador(es): | Botelho, Ducineli Régis |
Assunto: | Ciências Contábeis - ensino superior Estudantes universitários - Ciências Contábeis |
Data de apresentação: | Ago-2020 |
Data de publicação: | 12-Abr-2022 |
Referência: | CORREIA, Lorrane Rodrigues. Desenvolvimento de competências e habilidades profissionais no curso de graduação em Ciências Contábeis: uma análise da percepção dos discentes à luz da IES 3 (IFAC). 2020. 108 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020. |
Resumo: | O aumento da complexidade dos negócios, o desenvolvimento da tecnologia e a internacionalização da contabilidade trouxeram uma maior discussão acerca do papel do profissional contábil nos dias atuais. Ciente disto, a fim de harmonizar as práticas no ensino contábil em todo o mundo, o IFAC juntamente ao IAESB, promoveu a adoção e implementação de oito IES (International Education Standards). A IES 3 (Professional Skills) apresenta um framework com resultados de aprendizagem acerca de habilidades profissionais que o estudante deve desenvolver até o final do período de formação. À vista disto, o presente estudo teve como objetivo, analisar a percepção dos estudantes do curso de graduação em Ciências Contábeis da Universidade de Brasília (UnB),quanto ao desenvolvimento de competências e habilidades profissionais durante o processo de formação acadêmica, à luz da IES 3 (IFAC).Para tanto, a pesquisa teve uma abordagem qualitativa, de natureza exploratória com procedimento de entrevista. Os resultados sugerem que, com base na percepção dos discentes, o curso de Ciências Contábeis, em conjunto com o engajamento em atividades extracurriculares e experiência prática, proporcionam uma formação profissional satisfatória, com competência para o ingresso e atuação no mercado de trabalho. As habilidades interpessoais e de comunicação obtiveram bons níveis de desenvolvimento, enquanto as habilidades intelectuais e organizacionais foram menos desenvolvidas durante a graduação. Apesar destes resultados, os estudantes entrevistados não se sentem suficientemente preparados e aptos para a atuação profissional no mercado de trabalho. Como principal dificuldade, os discentes apontaram a falta de uma integração entre teoria e prática contábil no curso de graduação. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020. |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | Ciências Contábeis
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.