Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30413
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_LauraCamposBraz_tcc.pdf685,63 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Importância das informações contábeis e não contábeis nas decisões de investimento
Autor(es): Braz, Laura Campos
Orientador(es): Cunha, José Humberto da Cruz
Assunto: Investimentos - análise
Investimentos - perfil de investidores
Informação contábil
Data de apresentação: 10-Dez-2020
Data de publicação: 12-Abr-2022
Referência: BRAZ, Laura Campos. Importância das informações contábeis e não contábeis nas decisões de investimento. 2020. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: As companhias estão divulgando informações contábeis e não contábeis em redes sociais, sejam em formato de imagens ou textos. Não há nenhuma regulação ou normatização no Brasil para esta prática, que se populariza no mundo todo. Através da aplicação de questionários, analisamos a influência das informações nas decisões de investimentos de 216 estudantes da Universidade de Brasília, matriculados nos cursos de Administração, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis, dos mais variados semestres. Empresas e suas divulgações de informações contábeis e não contábeis, foram apresentadas, as quaisvariavam em formato de texto,de imagemouem formato proeminente, para ser analisado as influências que geram nos estudantes no momento da decisão. Dessa forma, demonstrou-senesta pesquisa que os alunos dos semestre 1 ao 6 de seus cursos estiveram mais propensos a serem influênciados pelas informaçõesem formato de imagem, chamativas e em destaque, diferentemente dos discentes que já se encontram na reta final de suas graduações.A distinção entre esses grupos de estudantes, além da faseem que se encontram na graduação, são as disciplinascursadascom o assuntoda pesquisa.A participação dos alunos da primeira metade de seus cursos ébaixa nas disciplinas Análise Econômico-Financeira, Avaliação de Empresas, Finanças e Mercado Financeiro e de Capitais.Já a maioria dos alunos da segunda metadeascursaram. Sendo assim, percebe-se a importância delasna formação do perfil de investimento dos estudantes e na concessão de melhoreshabilidades nasanálises de investimento.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.