Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30410
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_KethlenKhristineDoPradoSilva_tcc.pdf1,06 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Programas de integridade das empresas estatais : uma avaliação sob a perspectiva da transparência
Autor(es): Silva, Kethlen Khristine do Prado
Orientador(es): Pereira, Clésia Camilo
Assunto: Transparência pública
Empresas públicas
Governança corporativa
Corrupção
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 11-Abr-2022
Referência: SILVA, Kethlen Khristine do Prado. Programas de integridade das empresas estatais: uma avaliação sob a perspectiva da transparência. 2020. 65 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Inserido no ordenamento jurídico brasileiro pela Lei Anticorrupção, o programa de integridade já é uma realidade nas empresas do setor público, sendo exigidos pela Lei nº 13.303/16. A Lei das Estatais traz várias exigências como forma a aproximar as ações dessas entidades com as praticadas no mercado, além de garantir uma maior eficiência no desempenho de suas atividades. Dentre suas determinações, elenca os requisitos mínimos de transparência e adoção de medidas de integridade, essenciais para se ter uma boa estrutura de governança, e assim fortalecendo os mecanismos já existentes, colaborando com uma melhor reputação e, por conseguinte, com a credibilidade das instituições e também na manutenção da sustentabilidade corporativa. Sabendo da importância do tema, o presente estudo tem o objetivo de avaliar o nível de transparência dos programas de integridade das empresas estatais, utilizando ITPC, Índice de Transparência dos Programas de Compliance , instrumento adaptado do trabalho de Carraro (2020). Através da sua aplicação nas 15 maiores empresas que atuam no setor de serviços, de acordo com a lista das Maiores e Melhores empresas de 2019 da Revista Exame, verificou-se que a média da transparência dessas companhias foi de 0,68, numa escala em que a pontuação máxima é 1, mostrando assim resultado razoável, mas com espaço para melhora. Observou-se também que os itens mais evidenciados, são aqueles atrelados às imposições expressas na Lei nº 13.303/16 e que as subsidiárias federais possuem uma maior autonomia em relação ao modo de apresentação, diferente das estaduais que têm uma dependência das suas respectivas controladoras. Assim, apesar da limitação da pesquisa, os achados mostram que as estatais estão se adequando às exigências, mas reforça a necessidade de proatividade dessas entidades na adoção dos mecanismos de integridade e transparência, bem como a adaptação desses para cada realidade. Dessa forma, a partir da aplicação das boas práticas de compliance transparência é possível incentivar o controle social, assegurar a legitimidade perante a sociedade e contribuir para o desenvolvimento da integridade pública.
Abstract: Inserted in the Brazilian legal system by the Anti Corruption Law, the integrity program is already a reality in public sector companies, being required by Law nº 13.303/16. The State-Owned Companies Law brings several requirements in order to bring the actions of these entities closer to those practiced in the market, in addition to ensuring greater efficiency in the performance of their activities. Among its determinations, it lists the minimum requirements for transparency and the adoption of integrity measures, which are essential to have a good governance structure, thus strengthening existing mechanisms, collaborating with a better reputation and, therefore, with the credibility of institutions. and also in maintaining corporate sustainability. Knowing the importance of the theme, the present study aims to assess the level of transparency of the integrity programs of state-owned companies, using ITPC, Transparency Index of Compliance Programs, an instrument adapted from the work of Carraro (2020). Through its application in the 15 largest companies operating in the services sector, according to the Exame Magazine's list of “Maiores e Melhores empresas” of 2019, it was found that the average transparency of these companies was 0.68, on a scale of the maximum score is 1, thus showing a reasonable result, but with room for improvement. It was also observed that the most evident items are those linked to the impositions expressed in Law nº 13.303/16 and that the federal subsidiaries have greater autonomy in relation to the presentation mode, differently from the state ones that have a dependence on their respective controllers. Thus, despite the limitation of the research, the findings show that the state-owned companies are adapting to the requirements, but reinforces the need for these entities to be proactive in adopting the mechanisms of integrity and transparency, as well as their adaptation to each reality. Thus, based on the application of good practices of compliance transparency, it is possible to encourage social control, ensure legitimacy before society and contribute to the development of public integrity.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.