Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30404
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_JoaoLuisRodriguesDaCosta_tcc.pdf673,89 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise dos gastos em segurança pública no Distrito Federal
Autor(es): Costa, João Luís Rodrigues da
Orientador(es): Kashiwakura, Helder Kiyoshi
Assunto: Segurança pública
Gasto público
Distrito Federal (DF) - segurança pública
Data de apresentação: Dez-2020
Data de publicação: 11-Abr-2022
Referência: COSTA, João Luís Rodrigues da. Análise dos gastos em segurança pública no Distrito Federal. 2020. 41 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Segurança pública é um assunto que está presentenasociedade brasileira há anos, ganhandocada vez mais espaço e importâncianas demandas da sociedade. Para que as mudanças corretas ocorram é imprescindível que se conheça a situação do cenário atual. Diante disso, a presente pesquisa buscou realizar uma análise dos gastos públicos emsegurança pública no Distrito Federal, no período de 2012 até 2018, em comparação com os indicadores de criminalidade e comvariáveisque possam impactar na criminalidade, na pesquisa, utilizou-se o desemprego e o índice de Gini.Foi realizadauma análise descritiva e o cálculo do coeficiente de correlação de Pearson. A pesquisa foi caracterizada, em relação à abordagem, como quantitativa; em relação ao objetivo, foi caracterizada como descritiva. De um modo geral, os resultados obtidos indicaram uma tendência de uma reduçãoexpressiva nos homicídios, enquanto que os crimes contra o patrimônio aumentaramde forma significativa, por outro lado, há uma tendência de um aumentobastante expressivonos gastos com policiamento,enquanto que o total dafunção segurança pública apresentou um aumento discreto. No tocante aosgastos comrecursos do Governo Federal, os investimentos apresentaram uma tendência deumareduçãoexpressiva, enquanto que as outras despesas correntes aumentaramde maneira significativa.Em relação às variáveis da criminalidade, no período, o índice de Gini apresentou uma tendência de uma redução discreta, enquanto que o desemprego apresentou um aumento expressivo.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Ciências Contábeis



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.