Título: | “Mas os que estão inocentes não fogem” : análise da personagem Susana, do romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (Maranhão – 1859) |
Autor(es): | Campos, Larissa Cardoso |
Orientador(es): | Balaban, Marcelo |
Assunto: | Personagens literários - análise Mulheres e literatura Mulheres negras Romance (Literatura) Literatura afro-brasileira Reis, Maria Firmina dos, 1822-1917 |
Data de apresentação: | 26-Mai-2021 |
Data de publicação: | 8-Abr-2022 |
Referência: | CAMPOS, Larissa Cardoso. “Mas os que estão inocentes não fogem” : análise da personagem Susana, do romance Úrsula, de Maria Firmina dos Reis (Maranhão – 1859). 2021. 53 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. |
Resumo: | Este trabalho propõe uma discussão sobre protagonismo feminino negro a partir do estudo da
personagem Susana presente na obra Úrsula, escrita pela autora maranhense Maria Firmina
dos Reis e publicada em 1859. A obra é considerada o primeiro romance afro-brasileiro a
explorar a visão do escravizado como personagem de identidade própria. Isso, sem comentar
o pioneirismo da autora em si, como uma escritora negra filha de mulher liberta. O romance
trata, em sua superfície, da aventura de amor trágica entre os personagens brancos Tancredo e
Úrsula. Em meio aos traços de romance tradicional, um herói idealizado e uma heroína
perfeita, a autora costura os personagens negros que, de forma inovadora, possuem voz e
personalidades próprias. Dentro de um cenário de quebras proposto na obra existe uma
simbologia construída a partir das ações da preta Susana que se estrutura por meio da
ancestralidade, nacionalidade e dignificação da personagem. Assim, é por intermédio da
personagem Susana que a autora faz alusão àquilo que de fato significa ser mulher negra em
uma terra de escravidão. A preta velha é a voz de denúncia e a conexão entre um Brasil
escravista e uma África sequestrada; além disso, Susana carrega um protagonismo na obra
que traz à tona as próprias ironias da presença branca no romance. |
Abstract: | This work proposes a discussion on black female protagonism based on the study of the
character Susana present in the work Úrsula, written by the author Maria Firmina dos Reis
and published in 1859. The work is considered the first Afro-Brazilian novel to explore the
view of the enslaved as characters with their own identity. This, without commenting on the
author's pioneering spirit, as a black writer, the daughter of a liberated woman. The novel
deals, on its surface, with the tragic love adventure between the white characters Tancredo
and Úrsula. Amid the traces of traditional romance, an idealized hero and a perfect heroine,
the author sews black characters who, in an innovative way, have their own voices and
personalities. In the midst of the scenario of breaks that the author proposes in her work, there
is a symbology that is built from the actions of the black woman Susana that is structured
through the character's ancestry, nationality and dignity. That is, it is through Susana's
character that the author alludes to what it really means to be a black woman in a land of
slavery. The old black woman is the voice of denunciation and the connection between a slave
Brazil and a kidnapped Africa; in addition, Susana carries a leading role in the work that
brings out the very ironies of the white presence in the novel. |
Informações adicionais: | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021 |
Licença: | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. |
Aparece na Coleção: | História
|
Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.