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Título: Coleção “Nosso Sagrado” : uma encruzilhada histórica e museológica
Autor(es): Sousa, Karoline Cassiano
Orientador(es): Honor, André Cabral
Assunto: Religiões afro-brasileiras
Cultos afro-brasileiros
Racismo
Perseguição religiosa
Museus e coleções etnológicas
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 8-Abr-2022
Referência: SOUSA, Karoline Cassiano. Coleção “Nosso Sagrado” : uma encruzilhada histórica e museológica. 2021. 15 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Este artigo analisa historicamente o processo de musealização da coleção de objetos de culto afro-brasileiro apreendidos entre os anos de 1891 a 1946 no Rio de Janeiro ealocados no Museu de Polícia Civil. A coleção, hoje denominada “Nosso Sagrado”, foi criminalizada ao longo de sua história e inserida numa narrativa museal, pautada na promoção da correspondência destes objetos com o que é maligno, grotesco e criminoso. Tal perspectiva é marca do racismo religioso sobre as religiões de matriz africana na década de 1930 no Brasil, que condenou e apreendeu violentamente a cultura material afro-brasileira sob a crença na feitiçaria na Primeira República. Ao longo dos anos, foram feitas reivindicações por parte dos povos de terreiro, os quais conquistaram a libertação desses itens apreendidos somente no ano de 2021, sendo a coleção transferida para oMuseu da República do Rio de Janeiro (MR-RJ). Neste contexto, investigarei as formas como são modificadas as propriedades museológicas e museográficas do MR-RJ e os caminhos que se abrem sobre a museologização, a reparação histórica e as abordagens ligadas à história da arte e à cosmologia Iorubá envolvidas nesse acervo.
Abstract: Thisarticlehistoricallyanalyzestheprocessofmusealizationofthecollectionof Afro-Brazilian cult objects seized between 1891 and 1946 in Rio de Janeiro and located at the Civil Police Museum. The collection today called “Our Sacred” was criminalized throughout its history and inserted in a musical narrative based on promoting a correspondence of these objects to what is evil, grotesque and criminal. These perspectives are marks of religious racismon African-based religions in the 1930s in Brazil, which violently condemned and apprehended Afro-Brazilian material culture under the obligation of witchcraft in the first republic. Over the years, they were made according to the part of the peoples of the terreiro who conquered the release of those seized only in the year 2021, and the collectionwas transferred to the Museu da República in RJ (MR-RJ). In this context, I analyze the ways in which they are modified as museological and museographic properties of the MR- RJ, and the paths that open upon museologization, historical reserve and the links linked tothe history of art and the Yoruba cosmology involved in this collection.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
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