Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30391
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_UlyssesBernardMendesLara_tcc.pdf630,16 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Uma abordagem pseudo-booleana para consolidação de máquinas virtuais com restrições de afinidade
Autor(es): Lara, Ulysses Bernard Mendes
Orientador(es): Ribas, Bruno César
Assunto: Máquinas virtuais
Software - aplicação
Data de apresentação: 9-Dez-2020
Data de publicação: 6-Abr-2022
Referência: LARA, Ulysses Bernard Mendes. Uma abordagem pseudo-booleana para consolidação de máquinas virtuais com restrições de afinidade. 2020. 36 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Consolidação de máquinas virtuais é um problema que tenta alocar de maneira eficiente máquinas virtuais em um conjunto de hardwares, com o objetivo de minimizar a quantidade de hardware ligado. Por essa razão, esse tipo de pesquisa é bastante necessária para empresas que provêm computação em nuvem. Uma questão que é interessante de ser levada em conta nas abordagens de consolidação de máquinas virtuais é a de como se comportam máquinas virtuais que estão em mesmo hardware, pois há a possibilidade de o agrupamento delas competir pelos recursos do hardware, prejudicando a qualidade do serviço prestado por elas. O objetivo desse trabalho é estender uma abordagem já existente que usa uma estratégia pseudo-Booleana para consolidação de máquinas virtuais, para que sejam contempladas regras adicionais relacionadas a conflitos de máquinas virtuais, que ocorrem quando dois ou mais tipos de máquinas disputam pelos mesmos recursos quando alocadas em mesmo hardware.
Abstract: Virtual machine consolidation is a problem that tries to place virtual machines in a more energy-efficient way, reducing the amount of required hardware. For that reason, techniques for virtual machine consolidation are widely required for data center services. This problem of Virtual machine consolidation doesn’t have a trivial solution, and when we try to expand this problem with conflicts inside the workloads of the virtual machines, we have a more complex problem. The approach of this paper is to use a well-defined work of Virtual machine consolidation that uses a pseudo-Boolean formulation and extends it with new rules to avoid conflicts that can occur when two or more types of virtual machine applications compete for the same hardware resource.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.