Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30389
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_MarinaJoranhezon_FabiolaFleury_tcc.pdf1,35 MBAdobe PDFver/abrir
Título: A perspectiva trans na engenharia de software
Autor(es): Joranhezon, Marina Vitória Costa
Fleury, Fabíola Malta
Orientador(es): Aguiar, Carla Silva Rocha
Assunto: Engenharia de software
Diversidade no local de trabalho
Transexuais
LGBTQIAP+
Data de apresentação: 17-Dez-2020
Data de publicação: 6-Abr-2022
Referência: JORANHEZON, Marina; FLEURY, Fabíola Malta. A perspectiva trans na engenharia de software. 2020. 64 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: Em sua curta história, a Engenharia de Software focou seus estudos em questões técnicas, voltas para as áreas de Engenharia e Matemática. Porém, já é reconhecida a importância de pesquisas em outras áreas, pois a Indústria de Software comunica-se diretamente com questões sociais, políticas, culturais e organizacionais. Há então um aumento de trabalhos relacionados a diversidade no campo da Engenharia de Software. Entretanto, tratam de maneira generalista e simplista um assunto que possui diversas ramificações e diferentes perspectivas. Observa-se que esses trabalhos são fruto de uma indústria com mão de obra homogênea, que pouco tem espaço para inclusão e diversidade de fato. Na literatura, pouco encontra-se relacionado a pessoas trans, e essa falta de informação pode abrir espaço para a discriminação. Neste contexto, o objetivo do trabalho é entender em qual contexto da Engenharia de Software estão inseridas as pessoas trans. A pesquisa desenvolvida é de natureza aplicada, abordagem qualitativa e de tipo descritiva, utilizando como procedimentos técnicos a Teoria Fundamentada, revisão multivocal de literatura e entrevistas semi estruturadas. Como resultado, obtivemos o modelo de coding, em formato de mapa conceitual, que mostra a complexidade das questões de diversidade na Engenharia de Software voltada para pessoas trans, e como organizações e desenvolvedores podem contribuir para a inclusão trans na indústria de software.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.