Resumo: | Este estudo teve como objetivo principal avaliar os impactos da Avaliação de Desempenho do Banco do Brasil na ascensão de seus funcionários. A justificativa para tal pesquisa, é que no mundo comercial totalmente globalizado, as empresas mais e mais tendem a investir na formação e valorização de seus funcionários, de forma a reter o capital intelectual, que demanda altos custos de formação. Uma avaliação de desempenho realizada de forma consciente e racional, com acompanhamento pelas diversas partes interessadas, reverte satisfação tanto para o empregador quanto para o empregado. No Banco do Brasil, a Avaliação de Desempenho, nos últimos anos foi reformulada, atendendo as necessidades do mercado e passou a ser do sistema 360 graus e com visão de suas competências, onde o avaliado demonstra sua percepção individual, é avaliado por seus pares, superiores e subordinados, se houver. Esta sistemática, na teoria serve para o crescimento profissional, tanto no aprimoramento e desenvolvimento de suas competências, quer básicas ou gerenciais, quanto no desenvolvimento de sua carreira. No campo da teoria, define-se desempenho e avaliação, para se chegar ao que é a avaliação de desempenho, que de forma resumida, é uma ferramenta gerencial, que permite o gestor mensurar o resultado obtido de um empregado em certo período e área específica. Esta avaliação deve ser utilizada no aprimoramento e é uma constante gerencial. Parte importante desta avaliação é a retroação, onde avaliados e avaliadores retornam suas percepções sobre o desempenho e dependendo da estrutura gerencial ou de decisão, ações de aprimoramento são realizadas. Apresenta-se também os tipos de avaliação existentes no mercado e um breve histórico do Banco do Brasil, com a ferramenta atualmente utilizada. Para embasamento deste estudo, fez-se pesquisa nas 20 agências do Banco do Brasil em Belém, com todos os cargos gerenciais (Gerentes Gerais, Gerentes Negociais e Gerentes de Relacionamento), procurando entender a relação de suas promoções, se ocorridas nos últimos 5 anos, com suas avaliações de desempenho. Os resultados demonstram correlação existente entre a ferramenta e a ascensão profissional, e ainda mais, uma internalização na cultura organizacional dos funcionários mais novos, de que o instrumento utilizado é favorável para seu aprendizado. |