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dc.contributor.advisorAguiar, Carla Silva Rocha-
dc.contributor.authorDuarte, Indiara-
dc.identifier.citationDUARTE, Indiara. Práticas e métodos utilizados no desenvolvimento de produto de Chatbot. 2020. 70 p., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2020.pt_BR
dc.description.abstractUm dos desafios no desenvolvimento de chatbots é criar uma visão de produto madura que o descreva e que seja compartilhada e compreendida por todos os envolvidos na sua criação. Cada stakeholder tem as suas próprias opiniões sobre quais problemas esse produto deve resolver, de que forma e para quem. Deste modo, o objetivo geral deste trabalho é analisar a influência do uso das abordagens Design Sprint e Lean Inception, ou a não utilização de nenhuma metodologia propriamente dita, na maturidade da visão de produto no contexto de chatbots. Essa pesquisa possui como método a realização de entrevistas semi-estruturadas com 4 diferentes perfis de entrevistados, que conta com uma análise qualitativa referente aos dados poucos estruturados obtidos a partir de transcrição de áudio. Para obtenção de resultados, variadas técnicas de codificação textual foram empregadas ao longo do processo, em que o principal resultado pode ser visualizado através de tabelas contendo as categorias-chave da pesquisa com os respectivos trechos recodificados de entrevistas, assim como uma relação de citação para cada perfil entrevistado. Deste modo, é possível concluir que seguir uma metodologia à risca, às vezes, torna o processo de concepção de produto muito burocrático. Devido ao caráter de inovação do produto de chatbot, que se apresenta como uma solução recente, é comum perceber que muitas pessoas optam por pequenas práticas metodológicas pra testar, errar e, principalmente, aprender sobre esse universo ainda passível de muita estudo e análise.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordChatbotspt_BR
dc.subject.keywordSoftware - desenvolvimentopt_BR
dc.subject.keywordInteração homem-máquinapt_BR
dc.titlePráticas e métodos utilizados no desenvolvimento de produto de Chatbotpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Bachareladopt_BR
dc.date.accessioned2022-04-05T22:53:44Z-
dc.date.available2022-04-05T22:53:44Z-
dc.date.submitted2021-01-22-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30377-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1One of the challenges in developing chatbots is to create a mature product vision that describes it and that is shared and understood by everyone involved in its creation. Each stakeholder has their own opinions on what problems this product should solve, in what way and for whom. Thus, the general objective of this work is to analyze the influence of using the Design Sprint and Lean Inception approaches, or the non-use of any methodology itself, in the maturity of the product view in the context of chatbots. This research has as a method the realization of semi-structured interviews with 4 different profiles of interviewees, which has a qualitative analysis referring to the poorly structured data obtained from audio transcription. To obtain results, various textual coding techniques were used throughout the process, in which the main result can be viewed through tables containing the key categories of the research with the respective recoded excerpts from interviews, as well as a quote list for each profile interviewed. Thus, it is possible to conclude that following a strict methodology, sometimes, makes the product design process very bureaucratic. Due to the innovative character of the chatbot product, which presents itself as a recent solution, it is common to see that many people opt for small methodological practices to test, make mistakes and, mainly, learn about this universe that is still subject to much study and analysis.pt_BR
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