Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30376
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020_EduardoNunes_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)3,95 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Crível : um ambiente de experimentação para criação de animações de sincronização labial a partir de vídeo
Autor(es): Nunes, Eduardo
Orientador(es): Aguiar, Carla Silva Rocha
Assunto: Dublagem
Personagens - construção
Animação por computador
Jogos eletrônicos
Data de apresentação: 21-Dez-2020
Data de publicação: 5-Abr-2022
Referência: NUNES, Eduardo. Crível: um ambiente de experimentação para criação de animações de sincronização labial a partir de vídeo. 2020. 46 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2020.
Resumo: O projeto apresenta uma solução de um ambiente (experimental) que possibilite a animação labial de personagens 3D a partir de imagens de vídeo. O “Crível” é uma funcionalidade que foi desenvolvida como um plugin para o Blender, com o objetivo de auxiliar na dublagem de personagens de jogos eletrônicos. A sincronização labial de modelos 3D, cuja fala original corresponde à língua inglesa, ao serem submetidos ao áudio dublado em português brasileiro entram em discordância com o movimento labial pré-estabelecido pelo idioma original. No contexto dos jogos digitais, essa falha na animação do modelo 3D, pode levar o jogador a perder a imersão, antes estabelecida no jogo, prejudicando assim a experiência do público. Para a elaboração do plugin, foi utilizada uma abordagem baseada em performance projetada e implementada como software livre. Este projeto surge como uma resposta ao problema possibilitando o teste de várias técnicas de marcadores de referências facial permitindo a captura de imagem e alteração do modelo 3D de acordo com a movimentação labial do idioma da dublagem.
Abstract: The project introduces a solution for a trial environment that allows the lip sync 3D characters’ based on video images. Crível is a feature that was developed as a plugin for Blender, in order to support on electronic game characters’ dubbings. The lip synchronization of 3D models, which original speech matches the English language, when being submitted to Brazilian Portuguese audio , disagrees with the lip movement pre-established by the original language. In digital game context, this glitch in 3D model animation can lead the player to lose the previously established immersion in the game, thus harming the audience’s experience. For the pluggin elaboration, a performance-based approach was used, designed and implemented as a free software. This project comes up as an answer to the problem, enabling the test of several facial reference marker techniques, allowing the image capture and 3D model to change according to the lip movement of the dubbing language.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2020.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.