Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30375
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BrunoOliveiraDantas_tcc.pdfTrabalho de Conclusão de Curso (graduação)42,92 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Rotulagem e treinamento do Yolo para reconhecimento de placas de trânsito brasileiras
Autor(es): Dantas, Bruno Oliveira
Orientador(es): Santos, Giovanni Almeida
Assunto: You Only Look Once (Yolov3)
Trânsito - sinais e sinalização
Veículos autônomos
Data de apresentação: 13-Mai-2021
Data de publicação: 5-Abr-2022
Referência: DANTAS, Bruno Oliveira. Rotulagem e treinamento do Yolo para reconhecimento de placas de trânsito brasileiras. 2021. 106 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Bacharelado em Engenharia de Software) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Os veículos autônomos estão cada vez mais presentes na área de estudos de inteligência artificial, porque a temática ainda possui muitos desafios a serem solucionados. Em particular, há muita complexidade na implementação de automóveis autônomos para que possam ser utilizados de forma popular nas ruas e avenidas. Existem diversas problemáticas encontradas, por exemplo: a legislação de trânsito, a identificação de sinalização de trânsito, o alto volume de veículos e pessoas. Essas são algumas das variáveis imprevisíveis que podem ocorrer. Pensando nisso, este trabalho tem o intuito de contribuir no tema de veículos autônomos, principalmente na realidade brasileira. O objetivo, então, tem sido construir um processo replicável de rotulagem e treinamento do YOLO para detecção de placas de trânsito brasileiras. Neste trabalho, foi treinado um modelo com 12 placas de trânsito que são mais comumente encontradas em vias públicas urbanas. O modelo gerado teve como resultado geral, uma “acurácia = 86%”e uma “precisão = 100%”. E ainda, o modelo foi submetido a diversos cenários, que envolve a iluminação, o clima e o ambiente em que as placas de trânsito estão inseridas.
Abstract: Autonomous vehicles are increasingly present in the field of artificial intelligence studies, because the subject still has many challenges to be solved. In particular, there is a lot of complexity in the implementation of autonomous cars so that it can be used popularly in the streets and avenues. There are several problems encountered, for example: traffic legislation, the identification of traffic signs, the high volume of vehicles and people. These are some unpredictable variables that can occur. With this in mind, this work aims to contribute to the theme of autonomous vehicles, mainly in the Brazilian reality. The objective, then, is to build a replicable YOLO labeling and training process for detecting Brazilian traffic signs. In this work, a model was trained with 12 traffic signs that are most commonly found on urban public roads. The generated model had as a general result, an “ accuracy = 86 % ” and an “ accuracy = 100 % ”. Furthermore, the model was subjected to several scenarios, which involve lighting, the climate and the environment in which the traffic signs are inserted.
Informações adicionais: Trabalho de conclusão de curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Engenharia de Software, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Engenharia de Software



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.