Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30360
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_JessicaCaetanoReis_tcc.pdf716,99 kBAdobe PDFver/abrir
Registro completo
Campo Dublin CoreValorLíngua
dc.contributor.advisorSilva, Edna Cristina Muniz da-
dc.contributor.authorReis, Jéssica Caetano-
dc.identifier.citationREIS, Jéssica Caetano. Análise do gênero narrativo na perspectiva das estórias e da didática no ensino médio. 2021. 20 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractCom base nos estudos do Ciclo de Aprendizagem, este artigo analisa a estrutura do texto “O menino que escrevia versos”, de Mia Couto, encontrado no livro didático do ensino médio “Língua Portuguesa: linguagem e interação” de Carlos Emilio Faraco, Francisco Marto de Moura e José Hamilton Maruxo Junior. Com o auxílio da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), as questões de análise se dão em torno do ensino de gênero textual nas escolas e na sua respectiva didática. O estudo mostra atividades, presentes no livro didático, superficiais e mais interpretativas, porém relacionadas ao gênero textual e que de certa forma, influenciam na leitura e produção escrita, dificultando a compreensão, ou seja, influenciando no processo de ensino aprendizagem dos estudantes.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordGêneros textuaispt_BR
dc.subject.keywordLivros didáticospt_BR
dc.subject.keywordEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordEnsino e aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise do gênero narrativo na perspectiva das estórias e da didática no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-04T15:47:21Z-
dc.date.available2022-04-04T15:47:21Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30360-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1Based on the studies of the Learning Cycle, this article analyzes the structure of the text "The boy who wrote verses", by Mia Couto, found in the high school textbook "Portuguese Language: language and interaction" by Carlos Emilio Faraco, Francisco Marto de Moura and José Hamilton Maruxo Junior. With the help of Systemic-Functional Linguistics (LSF), the questions of analysis are made of the teaching of textual gender in schools and their respective didactics. The study shows activities, present in the textbook, superficial and more interpretive, but related to the textual genre and that, in some kind of way, influences on reading and written production, making it harder to understand, influencing the teaching process learning of the students.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.