Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edna Cristina Muniz da | - |
dc.contributor.author | Reis, Jéssica Caetano | - |
dc.identifier.citation | REIS, Jéssica Caetano. Análise do gênero narrativo na perspectiva das estórias e da didática no ensino médio. 2021. 20 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Com base nos estudos do Ciclo de Aprendizagem, este artigo analisa
a estrutura do texto “O menino que escrevia versos”, de Mia Couto, encontrado
no livro didático do ensino médio “Língua Portuguesa: linguagem e interação” de
Carlos Emilio Faraco, Francisco Marto de Moura e José Hamilton Maruxo Junior.
Com o auxílio da Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), as questões de análise
se dão em torno do ensino de gênero textual nas escolas e na sua respectiva
didática. O estudo mostra atividades, presentes no livro didático, superficiais e
mais interpretativas, porém relacionadas ao gênero textual e que de certa forma,
influenciam na leitura e produção escrita, dificultando a compreensão, ou seja,
influenciando no processo de ensino aprendizagem dos estudantes. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Análise do gênero narrativo na perspectiva das estórias e da didática no ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T15:47:21Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T15:47:21Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30360 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | Based on the studies of the Learning Cycle, this article analyzes
the structure of the text "The boy who wrote verses", by Mia Couto, found in the
high school textbook "Portuguese Language: language and interaction" by Carlos
Emilio Faraco, Francisco Marto de Moura and José Hamilton Maruxo Junior. With
the help of Systemic-Functional Linguistics (LSF), the questions of analysis are
made of the teaching of textual gender in schools and their respective didactics.
The study shows activities, present in the textbook, superficial and more
interpretive, but related to the textual genre and that, in some kind of way,
influences on reading and written production, making it harder to understand,
influencing the teaching process learning of the students. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|