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dc.contributor.advisorCoelho, Juliana Soledade Barbosa-
dc.contributor.authorSousa, Diêgo Maciel de-
dc.identifier.citationSOUSA, Diêgo Maciel de. O que os formativos van- e -van informam acerca da inovação antroponímica no Brasil?. 2021. 31 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, 2021.pt_BR
dc.description.abstractNo Brasil, muitos prenomes são criados a partir de um modelo herdado dos povos germânicos, que nomeavam seus indivíduos a partir de duas palavras do léxico comum (modelo bitemático). Nossas transformações nos levaram a criar novos prenomes a partir de um modelo biformativo (constituindo prenomes a partir de uma palavra do léxico comum e um formativo, de um formativo antroponímico e uma palavra do léxico comum e através de dois formativos). É bastante significativo o número de formativos antroponímicos germânicos na antroponímia brasileira, constituindo um importante aspecto na inovação de prenomes no Brasil, sobretudo, na região nordeste. Assim, os formativos Van-/-van são os objetos de análise deste trabalho e a partir da Linguística Cognitiva, da Morfologia Construcional de Booij (2010) e da Sócio-história da Antroponímia Brasileira, buscamos demonstrar que um nome próprio de pessoa possui características muito peculiares, que merecem ser profundamente estudadas e divulgadas.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordLinguística cognitivapt_BR
dc.subject.keywordNomes pessoaispt_BR
dc.titleO que os formativos van- e -van informam acerca da inovação antroponímica no Brasil?pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciaturapt_BR
dc.date.accessioned2022-04-04T15:05:28Z-
dc.date.available2022-04-04T15:05:28Z-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30354-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1In Brazil, many names are created from a model inherited from the germanic peoples, who named their individuals after two words from the common lexicon (bitmatic model). Our transformations have led us to create new names ones based on a biformative model (constituting first names based on a word in the common lexicon and a formative, an anthroponomic format and a word in the common lexicon and through two formatives). The number of Germanic anthroponomic training courses in Brazilian anthropony is quite significant, constituting an important aspect in the innovation of first names in Brazil, especially in the northeast region. Thus, the Van-/-van formatives are the objects of analysis of this work and from the Cognitive Linguistics, the Booij Constructive Morphology (2010) and the Socio-history of the Brazilian Anthropony, we seek to demonstrate that a person's own name has very peculiar, which deserve to be deeply studied and disseminated.pt_BR
Aparece na Coleção:Letras - Português



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