Campo Dublin Core | Valor | Língua |
dc.contributor.advisor | Silva, Edna Cristina Muniz da | - |
dc.contributor.author | Jesus, Isabelle Cristine Moreira de | - |
dc.identifier.citation | JESUS, Isabelle Cristine Moreira de. Os gêneros multissemióticos no ENEM e na BNCC: questões para o ensino. 2021. 51 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras Português) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021. | pt_BR |
dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Letras, 2021. | pt_BR |
dc.description.abstract | Como objeto de estudo, o artigo apresentará uma análise qualitativa acerca dos gêneros
multissemióticos presentes em provas dos últimos três anos do Exame Nacional do Ensino
Médio (ENEM), de que modo esse exame nacional explora a compreensão textual-discursiva
e semiótica. A problemática está dentro da perspectiva do letramento digital e na formação
leitora dos alunos, com viés no letramento crítico e protagonismo do sujeito, apresentando por
meio de dados, como há um déficit não só dos estudantes de escola pública do DF, mas
também com os estudantes de escolas privadas, na área de Linguagens, Códigos e suas
Tecnologias. Dentro dessa ótica é possível analisar: i. possibilidades e desafios com relação à
práticas de leitura e de interpretação dos docentes e discentes com gêneros discursivos
multimodais; ii. como o contexto social e a infraestrutura escolar, nos quais o sujeito está
inserido, influenciam no ensino; iv. como os documentos norteadores da educação se
apresenta dentro das competências e habilidades, e a evolução dos gêneros multimodais.
Nessa direção, o objetivo deste artigo é apresentar através dos dados do INEP, as médias
alcançadas pelos alunos de escolas públicas e privadas, nos anos de 2017 a 2019, no caderno
azul de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, é a simetria entre elas.
Inicialmente, através de uma análise documental da BNCC (2018) e PCN’s (1995) serão
discutidas questões acerca do gênero, logo, sob uma perspectiva bakhtiniana, os conceitos
de intercalação e hibridismo, como conceitos importantes na e para a compreensão de
textos multissemióticos. E para a prática, Marcuschi, que permite a articulação das atividades
entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de
prática de leitura, produção e compreensão. Rojo , que abordará a importância da educação
linguística contemporânea nas escolas, pois ela será responsável pelas novas demandas, ou
seja, faz-se necessário que as instituições dialogue com os múltiplos letramentos,
principalmente sobre o letramentos críticos e, portanto, para a formação do leitor crítico que
dialogue com o signo visual, Gomes . Em seguida, serão analisados os descritores utilizados
pelo ENEM para avaliar o gênero multissemiótico e as habilidades e competências que a
BNCC aborda sobre o tema estudado. | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject.keyword | Ensino | pt_BR |
dc.subject.keyword | Gêneros textuais | pt_BR |
dc.subject.keyword | Leitura | pt_BR |
dc.subject.keyword | Interpretação de textos | pt_BR |
dc.title | Os gêneros multissemióticos no ENEM e na BNCC : questões para o ensino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso - Graduação - Licenciatura | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2022-04-04T14:34:19Z | - |
dc.date.available | 2022-04-04T14:34:19Z | - |
dc.date.submitted | 2021 | - |
dc.identifier.uri | https://bdm.unb.br/handle/10483/30349 | - |
dc.language.iso | Português | pt_BR |
dc.rights.license | A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta. | pt_BR |
dc.description.abstract1 | As an object of study, the article will present a qualitative analysis of the multisemiotic genres
present in tests of the last three years of the National High School Examination (ENEM), how
this national examination explores textual-discursive and semiotic comprehension. The issue
is within the perspective of digital literacy and in the reading training of students, with a bias
in critical literacy and the protagonism of the subject, showing through data, how there is a
deficit not only among public school students in the Federal District, but also with the
students from private schools, in the area of Languages, Codes and their Technologies. Within
this perspective, it is possible to analyze: i. possibilities and challenges regarding the reading
and interpretation practices of teachers and students with multimodal discursive genres; ii.
how the social context and the school infrastructure, in which the subject is inserted, influence
teaching; iv. how the guiding documents of education are presented within competences and
skills, and the evolution of multimodal genres. In this sense, the purpose of this article is to
present, through INEP data, the averages achieved by students from public and private
schools, in the years 2017 to 2019, in the blue section of Languages, Codes and their
Technologies, it is the symmetry between them.
Initially, through a documentary analysis of the BNCC (2018) and PCN's (1995) issues about
gender will be discussed, then, from a Bakhtinian perspective, the concepts of intercalation
and hybridism, as important concepts in and for the understanding of multisemiotic texts. And
for practice, Marcuschi, which allows the articulation of activities between areas of
knowledge, directly contributing to the significant learning of reading practice, production
and comprehension. Rojo, who will address the importance of contemporary linguistic
education in schools, as it will be responsible for new demands, that is, it is necessary for
institutions to dialogue with multiple literacies, mainly on critical literacies and, therefore, for
the formation of critical reader who dialogues with the visual sign, Gomes. Then, the
descriptors used by ENEM to assess the multisemiotic genre and the skills and competences
that BNCC addresses on the studied topic will be analyzed. | pt_BR |
Aparece na Coleção: | Letras - Português
|