Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30342
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_AndreFabroNeri_tcc.pdf1,02 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Ilustrando a homossexualidade : uma análise iconológica do Lampião da Esquina durante a ditadura militar (1978-1981)
Autor(es): Neri, André Fabro
Orientador(es): Torres, Mateus Gamba
Assunto: Movimentos sociais
Movimentos sociais - criminalização
Homossexualidade
Jornais
Movimento gay
Brasil - história
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 4-Abr-2022
Referência: NERI, André Fabro. Ilustrando a homossexualidade : uma análise iconológica do Lampião da Esquina durante a ditadura militar (1978-1981). 2021. 33 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado e Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: Em 1978, no Brasil, surge o jornal Lampião da Esquina, encabeçando o então emergente movimento gay brasileiro. Em meio à Ditadura Militar, o Lampião abordou, em seus três anos de existência, diversos temas considerados progressistas, como feminismo, o movimento negro, e, predominantemente, o movimento gay. Neste trabalho pretende-se entender as formas de luta e de resistência presentes no Lampião por meio de análises iconológicas de fotografias e ilustrações publicadas no jornal.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.