Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30340
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BeatrizDeOliveiraAndrade_tcc.pdf765,61 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Fragmentos de pertencimento e agência : narrativas periféricas do Distrito Federal, da Vila do IAPI à Ceilândia
Autor(es): Andrade, Beatriz de Oliveira
Orientador(es): Portela, Cristiane de Assis
Assunto: Ceilândia (DF)
Brasília (DF) - história
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 4-Abr-2022
Referência: ANDRADE, Beatriz de Oliveira. Fragmentos de pertencimento e agência : narrativas periféricas do Distrito Federal, da Vila do IAPI à Ceilândia. 2021. 66 f.; il. Trabalho de Conclusão de Curso ( Bacharelado e Licenciatura em História) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho se destina a contar outras histórias sobre o Distrito Federal a partir da história da Vila do IAPI e da fundação da Ceilândia, atual Região Administrativa do DF, cidade de periferia distante trinta quilômetros do Plano Piloto de Brasília. A Ceilândia foi criada em 1971 durante o governo de Hélio Prates da Silveira, com o intuito de remover a população das vilas que se construíram ao redor do Plano Piloto durante a construção, trazendo desde a sigla que origina o seu nome as marcas simbólicas de sua historicidade: CEI, Campanha de Erradicação de Invasões. A análise toma como fonte documental principal, relatos orais de homens e mulheres, moradoras e moradores da Vila do IAPI, que viveram o processo de remoção para a recém criada Ceilândia, e foram entrevistados(as) pelo Programa de História Oral do Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF). Também compõem o escopo documental, fontes localizadas no acervo de periódicos da Hemeroteca da Biblioteca Nacional, além de registros textuais localizados no acervo do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF); ambas as fontes estão digitalizadas em boa resolução e disponíveis para acesso público, virtualmente. Fazendo frente ao apagamento destas e destes sujeitos na história hegemônica sobre o DF, a investigação se volta para as suas trajetórias pessoais e para as representações sociais construídas em torno do tema, em busca de vestígios de agenciamento histórico nesse processo duplo, de pertencimento e de re(territorialização), tanto nas vilas como na cidade recém criada para os receber.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Instituto de Ciências Humanas, Departamento de História, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:História



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.