Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30318
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_LuisClaytonMouraoFilho_tcc.pdf481,65 kBAdobe PDFver/abrir
Título: Democracia cultural no FAC-DF : análise da política cultural como instrumento democrático
Autor(es): Mourão Filho, Luís Clayton Souto
Orientador(es): Freitas, Christiana Soares de
Assunto: Distrito Federal (DF) - cultura
Política cultural
Democracia cultural
Data de apresentação: 29-Out-2021
Data de publicação: 1-Abr-2022
Referência: MOURÃO FILHO, Luís Clayton Souto. Democracia cultural no FAC-DF: análise da política cultural como instrumento democrático. 2021. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas) — Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O presente trabalho possui como principal finalidade entender se o Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal se enquadra no conceito de democracia cultural, isto é, compreender se esta política cultural pode ser considerada como democrática, no sentido de ser acessível à população de artistas do Distrito Federal como um todo. Por meio de entrevistas semiestruturadas, busca-se aferir se existe algum tipo de predileção ou preterição por produtos e temáticas culturais ou mesmo por agentes culturais, além de coletar percepções acerca da capacidade do FAC-DF de promover diversidade cultural e tornar os polos culturais que foram beneficiados independentes e autossustentáveis. Também foi traçado o panorama histórico das políticas culturais no Brasil e da organização da cultura no DF, como forma de entender a importância que a cultura vem tendo nos anos recentes. Quanto aos dados coletados, notou-se que, embora o instrumento seja bastante importante e o principal do DF, ele carece de algumas características que englobam o conceito de democracia cultural, sendo a questão da acessibilidade a mais latente. Conclui-se então que o FAC-DF é um instrumento de suma relevância no cenário artístico do DF e que sem ele, muitas culturas sequer apareceriam, mas é extremamente necessário que suas diretrizes sejam repensadas de modo a oportunizar mais agentes culturais ou no mínimo, fazer com que esses tenham acesso pleno e conhecimento satisfatório dos editais de seleção.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) — Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.