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dc.contributor.advisorOliveira, Edgard Costa-
dc.contributor.authorGuarda, Graziela Ferreira-
dc.identifier.citationGUARDA, Graziela Ferreira. Terceirização estratégica de tecnologia da informação no serviço público federal: um estudo. 2008. xv, 48 f., il. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação) — Universidade de Brasília, Brasília, 2008.pt_BR
dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (especialização) — Universidade de Brasília, Faculdade de Tecnologia, Departamento de Engenharia Elétrica, 2008.pt_BR
dc.description.abstractA Tecnologia da Informação (TI) e a Terceirização Estratégica de Atividades, ao exigir qualificações técnicas específicas, têm contribuído no desempenho da administração pública federal. Quando terceirizam o departamento de informática, ou partes dele, as organizações buscam obter maior eficiência e redução de custos. Considerando-se que essa é uma atividade onde os investimentos são altos, torna-se necessária uma análise detalhada de suas vantagens e desvantagens para a administração pública. Esta monografia visou contribuir com a discussão sobre a decisão de contratação interna ou externa, pelos gestores públicos, da função de TI, e teve como objetivo geral, analisar os custos e benefícios do processo de terceirização, utilizando, como estudo de caso, o edital de Licitação 001/2008 do IPEA. Na análise, foram consideradas as características do contrato e os benefícios e riscos decorrentes do processo de terceirização. Ao final, verificou-se que o governo tem despendido um surpreendente volume de gastos com a terceirização de TI. Comprovou-se a proporção do prejuízo financeiro que o governo vem sofrendo com a adoção dessa estratégia de gestão. Desta maneira, a terceirização não se mostrou, necessariamente, a solução para os problemas que o setor público enfrenta com a falta de pessoal qualificado. A diferença encontrada, comparando-se os gastos com folha de pagamento dos servidores e com os contratos de licitação mostrou-se discrepante, levando-se a uma reflexão sobre o volume desses gastos e o custo-benefício de se manter esses contratos dentro da gestão governamental.pt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subject.keywordServiço público - estabilidadept_BR
dc.subject.keywordTerceirizaçãopt_BR
dc.subject.keywordServiços de tecnologia da informaçãopt_BR
dc.titleTerceirização estratégica de tecnologia da informação no serviço público federal : um estudopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso - Especializaçãopt_BR
dc.date.accessioned2022-03-31T20:05:36Z-
dc.date.available2022-03-31T20:05:36Z-
dc.date.submitted2008-07-07-
dc.identifier.urihttps://bdm.unb.br/handle/10483/30306-
dc.language.isoPortuguêspt_BR
dc.rights.licenseA concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.pt_BR
dc.description.abstract1The Information Technology (IT) and the strategic outsourcing activities, as they require specific technical skills, have contributed in the performance of the federal public administration. When outsourcing the IT department, or portions thereof, organizations are seeking to obtain greater efficiency and reduced costs. Considering that this is an activity where investments are high, it is necessary a detailed analysis of their advantages and disadvantages to the government. This monograph aimed to contribute to the discussion about the decision to hire internal or third party resources, by public managers, the function of IT, and has as general objective, consider the costs and benefits of the process of outsourcing, using as a case study, the public competition call document number 001/2008 of the IPEA. In the analysis, were considered the characteristics of the contract, benefits and risks arising from the process of outsourcing. In the end, it was found that the government has spent a huge amount of spending on IT outsourcing. It is a proportion of the financial loss that the government is suffering with the adoption of the management strategy. Thus, the outsourcing was not, necessarily, the solution to the problems the public sector faces with the lack of qualified personnel. The difference found, compared to spending with payment of servers and public competition contracts proved to be disparate, leading to a reflection on the volume of spending and cost-benefit of maintaining these contracts within the government management.pt_BR
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