Utilize este link para identificar ou citar este item: https://bdm.unb.br/handle/10483/30302
Arquivos neste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_BenjaminBurleFerreira_tcc.pdf1,12 MBAdobe PDFver/abrir
Título: Análise das orientações ideológicas sobre o trabalho no âmbito da fábrica social, uma política pública de trabalho, emprego e renda
Autor(es): Ferreira, Benjamin Burle
Orientador(es): Negri, Camilo
Assunto: Políticas públicas
Trabalho
Ideologia política
Data de apresentação: 4-Nov-2021
Data de publicação: 31-Mar-2022
Referência: FERREIRA, Benjamin Burle. Análise das orientações ideológicas sobre o trabalho no âmbito da fábrica social, uma política pública de trabalho, emprego e renda. 2021. 151 f., il. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Gestão de Políticas Públicas)—Universidade de Brasília, Brasília, 2021.
Resumo: O trabalho de conclusão de curso buscou compreender os componentes ideológicos que orientam a compreensão sobre o tema do trabalho na Fábrica Social que é uma política pública de trabalho, emprego e renda do Distrito Federal e que tem como principal objetivo a qualificação profissional e inserção produtiva de pessoas em situação de vulnerabilidade social em um contexto de alta taxa de desemprego e de aumento da precarização e da superexploração do trabalho. O trabalho também buscou identificar os elementos políticos do programa e como as mudanças políticas e ideológicas que ocorreram nacionalmente e no Distrito Federal influenciaram as ações no âmbito da Fábrica Social, ao final descobriu-se que essas mudanças influenciaram na reconceitualização do programa a partir de 2015, em uma maior adequação ao mercado e na inclusão de novas práticas de aprendizado que possuem um viés ideológico implícito, como o empreendedorismo. Também buscou-se entender como ideologias dominantes, sobretudo a neoliberal, se apresentam na formação de um indivíduo que se adeque ao sistema, ou seja, na formação de um neossujeito, visto que esse é um programa de educação e formação profissional que se baseia na noção de competência. Para isso foi realizada uma pesquisa descritiva qualitativa a partir da análise documental de documentos como as Leis e os Projetos Pedagógicos que tratam sobre o programa e dos planos de governo dos governadores do DF. E ao final, concluiu-se que o programa Fábrica Social é uma política pública que possui essencialmente um viés ideológico social, porém foi constatado que existe uma dinâmica ideológica que vai se apresentando no próprio contexto do programa e foram constatados reflexos ideológicos liberais e neoliberais voltados para o atendimento do que o mercado e o capitalismo em crise precisam e na formação de um neossujeito polivante que se adeque às mudanças no mercado de trabalho, às novas formas de trabalho, às crises do capital e à reestruturação produtiva que se intensificou a partir da segunda metade do século 20 e que trouxe uma forma de produção mais flexível diferente do modelo taylorista/fordista que dominou as formas de produção no início do século 20.
Informações adicionais: Trabalho de Conclusão de Curso (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas, Departamento de Gestão de Políticas Públicas, 2021.
Licença: A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor que autoriza a Biblioteca Digital da Produção Intelectual Discente da Universidade de Brasília (BDM) a disponibilizar o trabalho de conclusão de curso por meio do sítio bdm.unb.br, com as seguintes condições: disponível sob Licença Creative Commons 4.0 International, que permite copiar, distribuir e transmitir o trabalho, desde que seja citado o autor e licenciante. Não permite o uso para fins comerciais nem a adaptação desta.
Aparece na Coleção:Gestão de Políticas Públicas



Todos os itens na BDM estão protegidos por copyright. Todos os direitos reservados.